Tal como nos anos anteriores, a iniciativa está dividida em três datas, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar temas ligados à História do Baixo Guadiana, onde o «Grande Rio do Sul» assume um papel central.

A primeira sessão realiza-se no dia 26 de Janeiro (sexta-feira), pelas 9h30, e inicia-se com a comunicação «A presença de estrangeiros no Baixo Guadiana: breve estudo comparativo entre o início do séc. XX e o início do séc. XXI», conduzida por Maria Luísa Francisco, da Universidade Nova de Lisboa. A sessão inaugural irá ainda abordar «El Bajo Guadiana durante el periodo 1580-1640», comunicação ministrada por Enrique Arroyo Berrones, conhecido investigador ayamontino. À tarde, a partir das 14h00, as jornadas reservam uma visita à Casa dos Marqueses de Ayamonte, conduzida por Enrique Arroyo Berrones.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pelo Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e contam, entre outros oradores, com a colaboração de historiadores, docentes universitários, técnicos do património, entre outros. Estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projecto que envolve os municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte (Espanha) e tem como missão a partilha cultural na fronteira do Guadiana. As próximas sessões das jornadas estão agendadas para os dias 9 de Março e 18 de Maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do email arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.

 

Por: IN TENTO TRIO