No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a Câmara Municipal de Tavira em parceria com o Centro Ciência Viva de Tavira propõe, entre 30 de janeiro e 02 de fevereiro, um programa de atividades na natureza.

Este prevê observação de aves e da biodiversidade existente nas zonas entre marés, assim como a interpretação de percursos nas zonas húmidas. As atividades destinam-se à comunidade escolar, desde o Pré-escolar até ao Secundário.

As Zonas Húmidas desempenham um papel regular fundamental em termos dos ciclos hidrológicos e geoquímicos, constituem regiões de elevada produtividade e são de importância crucial para a desova. A par disso assumem uma função primordial no controlo de cheias e inundações e na estabilização da linha costeira.

Com estas ações pretende-se dar a conhecer estes ecossistemas e os seres vivos que neles habitam, sensibilizando os participantes para a sua preservação.

Programa:

30 janeiro, 09h00 -11h15

Pedras D’El Rei - Praia do Barril

Percurso sapal e dunas - Descoberta destes dois ecossistemas com toda a sua biodiversidade e riqueza adaptativa. Durante este percurso os participantes irão explorar a flora, a fauna e a importância ecológica dos diferentes habitats.
Público: 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Duração: 2 horas (3 km)

31 janeiro, 09h30 -11h00

Tavira (junto ao Forte do Rato)

Avifauna da Ria Formosa - Observar e conhecer algumas das aves que visitam a Ria Formosa.

Público: Desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Secundário

Duração: 1 hora

Não é disponibilizado transporte.

01 fevereiro, 09h15 – 11h00

Tavira (junto ao Forte do Rato)

Salta-Pocinhas - Visita à zona entre as marés na praia junto ao pontão do Forte do Rato. Nesta atividade os alunos da Escola do 1.º Ciclo da Conceição irão explorar a biodiversidade de organismos que habitam esta zona, respetivos mecanismos de adaptação e a sua importância biológica.

Público: Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Duração: 1h50

02 fevereiro, 09h15 – 11h00

Tavira (junto ao Forte do Rato)

A vida entre marés- Visita à zona entre as marés na praia junto ao pontão do Forte do Rato. Nesta atividade os alunos irão explorar a biodiversidade de organismos que habitam esta zona, respetivos mecanismos de adaptação e a sua importância biológica.

Público: 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário  

Duração: 1h30

 
Por: CM Tavira