O Centro de Interpretação e Educação Ambiental «Quinta do Peral» comemora o seu 10.º aniversário este sábado, 27 de janeiro, com um programa recheado de animação para toda a família!

As comemorações têm início pelas 14h30 com uma sessão especial da Hora do Conto seguida de momentos de magia. Tempo ainda para os mais jovens decorarem o bolo de aniversário da Quinta, como é já uma doce tradição, e, claro está, para se cantar os Parabéns à Quinta do Peral!

Inaugurada a 30 de janeiro de 2008, na antiga Escola Primária do Peral, em São Brás de Alportel, a Quinta do Peral tem na sua área de aproximadamente 2.000m2 uma oferta diversificada de espaços e atividades que convidam os seus visitantes a (re)descobrir os valores do campo e a colaborar nas tarefas quotidianas da vida na quinta, como por exemplo: dar de comer a animais, participar nas atividades da lavoura, nas hortas e no pomar, aprender a fazer compotas ou queijo.

Para o efeito, a Quinta do Peral conta no seu recinto com o Centro de Interpretação, a horta pedagógica, a casa do forno, as casas dos animais, o cantinho da compostagem, o parque de merendas e o parque da alfarrobeira.

Com atividade particularmente intensa aos sábados, mediante um programa para as famílias, a Quinta do Peral tem ainda para oferecer a possibilidade de fazer passeios de burro!

Milhares de visitantes já passaram pela Quinta do Peral neste dez anos de atividade e muitos tiveram oportunidade de conhecer, por exemplo, o xisto e o grauvaque da Serra do Caldeirão, o calcário e respetivos fósseis de amonite do Barrocal. Algumas rochas têm 380 milhões de anos! Os visitantes também ficaram a saber que o mar já banhou esta zona!

O Centro funciona ainda como o núcleo coordenador do trabalho do município na área da educação ambiental, com diversos projetos e ações.

Desde 2009, o centro realiza anualmente projetos com as escolas como “O Sobreiro e a Cortiça”, a “Água fonte de Vida” e o Projeto “O Ciclo do Pão” em que participam quatro turmas do Agrupamento José Belchior Viegas. Tem coordenado ainda o Projeto “O Zoo vem à Escola” em parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa aproximando os alunos, inclusivamente os de educação especial, da rotina de imensas espécies animais, mediante transmissão em direto de imagens e partilha de conhecimentos e curiosidades.

A Quinta do Peral constitui também um dos polos de interesse turístico do município, atraindo centenas de visitantes e transmitindo a todos os que a visitam uma mensagem sobre a urgente necessidade de respeitar, defender e preservar o ambiente.

Mensagens que a Quinta do Peral leva muito a sério e até fora de portas com visitas às escolas do concelho levando mensagens sobre a área ambiental e, desde 2016, também à Universidade Sénior de São Brás.

 
Por:CM S. Brás de Alportel