É já no próximo dia 9 de fevereiro, sexta-feira, que a Câmara Municipal de Lagos promoverá, em conjunto com as entidades bancárias selecionadas em concurso público pelo estado português, uma sessão de apresentação do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas – IFRRU 2020. A iniciativa vai decorrer a partir das 10h30, no Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI.

O IFRRU 2020 destina-se a apoiar investimentos em reabilitação urbana através de empréstimos em condições mais vantajosas para os promotores, face às atualmente existentes no mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) dos vários municípios do país, entre os quais se encontra o Município de Lagos. As soluções integradas de eficiência energética também podem ser incluídas no financiamento.

Estes empréstimos estão disponíveis para todo o tipo de beneficiários, sejam pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas. As candidaturas podem ser apresentadas junto dos bancos parceiros, designadamente o Santander Totta, o Banco Português de Investimento (BPI), o Millennium BCP e o Banco Popular Portugal. Para as empresas que não disponham de garantia bastante, o IFRRU 2020 disponibiliza ainda, alternativamente, uma garantia através do Sistema Português de Garantia Mútua, sendo a Sociedade Portuguesa de Contragarantia Mútua (SPGM) a entidade responsável pela sua gestão.

O IFRRU 2020 procura disponibilizar meios que permitam revitalizar as cidades, contribuindo, consequentemente, para a criação de habitação, atração de novos residentes para áreas urbanas e a criação de emprego, estimulando a atividade económica, instrumento essencial para a concretização das estratégias de reabilitação urbana preconizadas e implementadas pelo Município de Lagos.

 

Programa

10:30 – Receção dos Participantes

10:45 – Sessão de abertura – Hugo Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal

11:00 – Apresentação do IFRRU 2020 – António Leitão e Henrique Graça, CM Lagos

11:30 – Apresentação de Questões

11:45 – Sessões de esclarecimento individuais - Entidades bancárias

12:30 – Sessão de encerramento – Maria Joaquina Matos, Presidente da Câmara Municipal

 

Por: CM Lagos