Nos Concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo (Terras do Infante) as populações, os autarcas e os trabalhadores do Hospital de Lagos têm mantido uma persistente luta, com manifestações públicas, tomadas de posição e deliberações, pugnando pela relocalização do Hospital em Lagos, em terrenos já garantidos pela Câmara Municipal.

Neste âmbito, está atualmente a decorrer (até 29 de março) uma petição pública pela construção do Novo Hospital de Lagos.

 

A secular e notável tradição hospitalar de Lagos remonta ao século XV, já que a primeira notícia sobre um Hospital em Lagos se reporta ao ano de 1412. Desde então, e até hoje, Lagos tem ininterruptamente disposto de instalações hospitalares, quer civis quer militares, desempenhando um papel indispensável às populações dos Concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo. No final do Século XV a Santa Casa da Misericórdia de Lagos já dispunha de Hospital, localizado na zona onde hoje se encontra, após ter beneficiado de sucessivas alterações e ampliações.

No entanto, esta localização é insatisfatória desde há muito tempo, servida por estreitos arruamentos medievais e sem possibilidade de ampliação por estar ligada à Muralha de Lagos, classificada de Monumento Nacional. Por outro lado, é imperiosa a necessidade de que o Hospital de Lagos adquira condições para proporcionar aos seus utentes, nacionais e estrangeiros, os níveis de qualidade de conforto e de atendimento exigíveis ao Serviço Nacional de Saúde.

É neste sentido que nos Concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, as populações, os autarcas e os trabalhadores do Hospital têm mantido uma persistente luta, com manifestações públicas, tomadas de posição e deliberações, pugnando pela relocalização do Hospital em Lagos, em terrenos já garantidos pela Câmara Municipal e com as instalações, equipamentos e valências adequadas às reais necessidades das populações.

Como resultado, nos anos de 2008/2009, decorreu um processo que levou à aprovação pela Ministra da Saúde do projeto, estudo e concretização do novo Hospital para Lagos.

Sem qualquer evolução deste processo por parte do Governo, a Assembleia Municipal de Lagos deliberou, em 26 de junho de 2017, por unanimidade, exigir a inclusão do Hospital de Lagos no Orçamento de Estado para 2018, o que não se verificou.

Pelas razões apresentadas, a Assembleia Municipal de Lagos promove esta Petição Pública, subscrita pelas populações dos Concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, exigindo do Governo a construção do novo Hospital de Lagos.

Os interessados podem assinar esta Petição online em: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT88065

 

Por: CM  Lagos