«Algarve, um destino turístico de excelência todo o ano» foi o mote da ação de dinamização e promoção turística que a Câmara organizou, pela sétima vez consecutiva, e que este ano alcançou o maior número de participantes. A iniciativa contou com a presença de Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, e com vários oradores que apresentaram algumas das experiências que o munícipe ou visitante pode desfrutar em Lagos.

A ação, que contou na sessão de abertura com a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, e o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, foi centrada na apresentação de Lagos e do Algarve enquanto destinos turísticos de excelência todo o ano numa ótica de sustentabilidade e da apresentação de produtos alternativos e complementares ao “Sol & Praia”.

A iniciativa, que pretendeu igualmente fomentar o convívio e a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da área do Turismo integrou um painel de oradores que apresentaram e promoveram atividades que completam a tradicional oferta turística do município.

Maria Joaquina Matos, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, deu as boas vindas a todos os participantes nesta iniciativa, que decorreu da parte da manhã no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI e que nesta edição chegou aos mais de 70 participantes, começando por referir que esta iniciativa era fundamental “para a troca de experiências e conhecimentos entre as pessoas mais ligadas a esta temática”. A autarca voltou a referir a importância do “sabermos e respeitarmos o facto de que não somos um concelho sozinho”, enfatizando que “não estamos sozinhos, fazemos parte de uma região e devemos sempre trabalhar em conjunto porque, dessa forma, será sempre mais fácil a nossa afirmação de grande destino de férias”.

Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, afirmou que “a abordagem feita nesta ação de dinamização encaixa perfeitamente na estratégia que a RTA tem estado a desenvolver, principalmente nos últimos 4 anos, uma vez que tendo nós a perceção de que a oferta turística do Algarve está consolidada no que diz respeito ao binómio sol & praia, temos de trabalhar outras vertentes”. Desidério Silva não tem dúvidas que “o Algarve não pode ser sustentável, apenas 4 meses por ano”, e, nesse sentido, sublinhou que a RTA tem tido prioridades “no sentido de estudar, desenvolver e consolidar vertentes que sejam complementares e alternativas a essa realidade. E no concelho de Lagos, elas existem e já estão a ser trabalhadas”.

 

Por: CM Lagos