A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou recentemente a proposta de renovação do protocolo com o Agrupamento de Defesa Sanitária de Gado Bovino, Ovino e Caprino do Concelho de Alcoutim (ADS de Alcoutim). O acordo, que visa a promoção da saúde pública e veterinária nos Municípios de Alcoutim, Loulé e São Brás de Alportel.

No total, o ADS de Alcoutim receberá cerca de 20 mil euros, o município de Alcoutim transferirá 10 mil euros, o Município de Loulé e o Município de São Brás de Alportel são signatários do protocolo contribuirão com 9 mil euros e 750 euros, respetivamente. Este financiamento tem em conta a quantidade de explorações existentes em cada concelho, o número de ações previstas e a distância percorrida em cada território.

“A renovação do protocolo, permite a distribuição equitativa dos montantes do apoio financeiro atribuído à associação e promover a continuação dos serviços prestados pela associação aos três municípios”, refere o presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves.

A ADS de Alcoutim, com sede em Giões, é uma associação sem fins lucrativos que se compromete nos municípios signatários, assegurar o controlo sanitário periódico e permanente das explorações pecuárias; prevenir e combater as doenças infeciosas e parasitárias, através de medidas de higiene e profilaxia, quer médica, quer sanitária; melhorar as condições higiénicas das explorações; colaborar com os municípios, no que se refere à preparação e realização de iniciativas/atividades que se enquadrem no âmbito da prossecução de objetivos comuns.

 

Por: CM Alcoutim