O 19° Salão Internacional de Turismo Gastronómico decorre em Ourense, Espanha entre os dias 31 de Janeiro e 4 de Fevereiro tendo este ano Portugal como país convidado.

Durante cinco dias, as atividades em torno da Gastronomia serão muitas com variadas experiências culinárias, mostras e degustações asseguradas pelos 270 expositores e os 15 restaurantes presentes, representando ao todo 12 países.

Alejandro Rubín, diretor da feira diz que “este certame representa a fidelidade entre os dois países, Portugal e Espanha na afirmação do Turismo Gastronómico de qualidade e que é já hoje uma marca identificadora deste território”.

Rui André, Presidente da Câmara de Monchique, que por ocasião deste certame foi distinguido a título particular como confrade da Confraria Gastronómica Luso-Galaica que realizou o seu Capítulo no dia 31 de Janeiro, adiantou que “a aposta estratégica do nosso concelho no Turismo Gastronómico é acima de tudo uma forma de valorizar e divulgar um saber e cultura local que resulta numa oferta diferenciadora pela qualidade dos produtos e sua especificidade. A nossa participação neste evento é também uma forma de ampliar as linhas de cooperação entre estes dois países cujos fluxos turísticos são cada vez mais importantes para ambos, assim como uma abertura e relacionamento com outros países participantes.

A importância da Gastronomia Monchiquense enquanto forma superior de promoção e engrandecimento da oferta turística local, realça desta forma a dimensão social e cultural da nossa gastronomia, enquanto produto turístico de elevado interesse.

A Gastronomia é, sem dúvida, muito mais que uma simples arte culinária, é, isso sim um valioso saber ancestral e um importante veículo da cultura popular, marcado pela forma como ainda hoje vive o homem da serra num perfeito encontro entre a natureza e as suas maiores riquezas”.

Este produto turístico é cada vez mais responsável pela atractividade do nosso território e neste certame a participação do Município de Monchique pretende também, e para além de mostrar o que de bom temos no nosso concelho, divulgar também outros produtos como o Turismo de Natureza, o Turismo Cultural ou o tão conhecido e também já promovido na Galiza, Turismo de Bem-estar com o Termalismo que em Ourense também representa uma característica especificidade local, onde se realiza a maior feira de Termalismo a nível mundial e onde Monchique também tem marcado presença.

 

Por: CM Monchique