Anualmente são gastos milhões de euros na remodelação e renovação de casas. O objetivo? Simples. Aumentar o seu valor, para depois serem vendidas ou arrendadas. Mas quais as formas mais económicas de o fazer? Quais os sítios-chave para investir em melhorias? O marketplace de serviços locais Zaask dá-nos uma ajuda, apresentando sete projetos que aumentarão o valor da tua casa de forma a teres lucro.

1 – Isolar o sótão

Se tiveres de escolher apenas um projeto de melhoria para a tua casa, opta por atualizar o isolamento. Além de ser o único projeto que realmente se paga por si mesmo – é relativamente acessível para começar.

Se conseguires um bom serviço, facilmente recuperas o dinheiro na revenda. Além disso, um sótão isolado pode poupar-te entre 10% a 50% em termos de contas relacionadas com aquecimento ou arrefecimento da casa.

2 – Colocar uma porta de entrada nova

Uma boa porta da frente deve ser mais do que agradável esteticamente – para não falar que deve proteger contra os elementos naturais (e potenciais intrusos).

Neste caso, se deixares tudo para o profissional, desde a compra de materiais até à instalação, o preço de melhoria pode ser equivalente ao de revenda – ou até teres um ligeiro prejuízo – mas se tiveres os materiais necessários e apenas contratares o profissional para a instalação, facilmente obterás um lucro considerável.

3 – Mudar a porta da garagem

As portas da garagem de hoje em dia são muito mais fortes, seguras e isoladas que as portas construídas há 15 anos. Assim, se tens uma casa anterior a 2000, uma porta nova vai funcionar melhor e tornar o exterior da tua casa mais apelativo.

O preço para substituir um portão de garagem é superior a 1.000 euros na maioria dos casos, que acaba por desvalorizar na altura da venda casa. No entanto, caso apenas precises de repará-lo, aí a tarefa torna-se mais fácil e económica, bastando uma pintura e uma revisão para pô-lo como novo.

4 – Mudar (ligeiramente) a cozinha

Uma nova cozinha é geralmente um dos serviços mais procurados, de acordo com a plataforma, até porque remodelá-la pode implicar tanto quanto a tua imaginação (e orçamento) permite.

Por isso, para evitar gastos avultados, recomendam-se pequenas melhorias, como mudar armários, substituir bancadas, pintar ou substituir o chão, o que já aumenta (e muito) o valor da casa.

De acordo com a Zaask, cerca de 80% do valor investido na remodelação vai ser recuperado. Mas não penses que perdes 20%, pois com essas mudanças a tua casa vai ser vendida muito mais rapidamente e a um preço mais alto.

5 – Substituir janelas

Tal como atualizar o isolamento, substituir as janelas não melhora apenas o valor de revenda, como também reduz as tuas contas com a energia.

Se as tuas janelas são simples, portadas ou fechadas podes economizar ao contratar um profissional de reparação. Desta maneira, vais conseguir poupar, uma vez que vais acrescentar valor (e qualidade de vida, caso as tuas janelas não sejam duplas e não consigas dormir sempre que passa o camião de recolha do lixo) à tua casa.

6 – Adicionar um deck

Um dos projetos mais populares antes de vender uma casa é a instalação de um deck, uma vez que é um ótimo lugar para uma pessoa relaxar e para se divertir, adicionando grande valor de revenda e podendo ser melhorado e mantido com um investimento mínimo.

Mas aqui está o segredo para obter o maior valor de um deck: construir a partir de madeira, em vez de composto. A partir da instalação apenas tens de preocupar-te com a manutenção, que normalmente é anual.

7 – Substituir o telhado

Se o teu telhado tiver mais de 20 anos, pode muito bem estar na hora de ser substituído, mesmo que não mostre sinais de falha.

A boa notícia é que também é um bom investimento em termos de retoma do valor gasto na melhoria, qualquer coisa como 50%.

Assim, se o teu telhado estiver em boas condições podes contratar um profissional para resolver pequenas reparações por um valor muito mais baixo.

 

Por: Idealista