Dando continuidade ao trabalho que tem vindo a realizar ao nível da defesa da floresta e da prevenção dos incêndios, o Município de São Brás de Alportel iniciou esta segunda-feira, 5 de fevereiro, uma intensa campanha de informação e sensibilização junto da população rural do concelho, sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil,...

...com a colaboração dos Serviços Sociais do Município e do Gabinete Técnico Florestal Municipal e com o apoio do Corpo Local de Bombeiros Voluntários, da GNR – SEPNA e GIPS - e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

Desde 5 de fevereiro, está uma equipa multidisciplinar está no terreno, a visitar todos os habitantes da área serrana, na sua casa, com o objetivo de efetuar uma atualização do levantamento demográfico, social e de segurança, e de informar as populações, nomeadamente os proprietários rurais acerca da obrigatoriedade, conforme lei nacional, de proceder, até 15 de março, à limpeza dos terrenos em torno de habitações e aglomerados habitacionais.

A campanha de sensibilização e informação pública é dirigida a proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que convivam com o espaço rural, dando especial enfoque à zona serrana, onde se concentra maior densidade florestal, mas também a todas as localidades rurais do concelho.

O Município de São Brás de Alportel apela aos munícipes a intervir nas suas propriedades rurais e a contribuir na importante missão da defesa da floresta, prevenção dos incêndios rurais e na proteção de habitações e das populações.

A limpeza do espaço rural é obrigatória por lei, implicando a implementação de faixas de proteção de 50 metros no espaço rural em redor das habitações, estando o município empenhado na realização de diversas intervenções e no arranque de parcerias, entre as quais com o Exército, com o qual o município já vinha estabelecendo acordos para a vigilância, os quais serão alargados com a dimensão de intervenção de maquinaria no terreno.

A campanha “Proteja a sua casa de Incêndios Rurais” além de alertar para a obrigatoriedade das limpezas dos espaços rurais alerta também que a partir de 16 de março, os casos de incumprimento serão alvo de coimas avultadas.

Antecipando estas ações que terão de ser realizadas num curto espaço de tempo, o Município de São Brás de Alportel criou uma campanha de comunicação e sensibilização com recurso à distribuição de materiais informativos e à disponibilização de informação no sítio do município na internet. A campanha inclui ainda a colocação de outdoors, mupis, divulgação no site e nas redes sociais assim como na agenda municipal.

 
Por: CM S. Brás de Alportel