Boa disposição, espontaneidade e tradição são os ingredientes do Carnaval Tradicional de São Brás de Alportel que na edição de 2018 tem como pontos altos os desfiles das crianças, no dia 9, e de Foliões e Carros Alegóricos no dia 11 de fevereiro.

Brincar ao Carnaval no coração do Algarve tem outro encanto para as perto de cinco centenas de pequenos participantes no Desfile de Carnaval das Crianças, marcado para as 10h00, de dia 9 de fevereiro. Na edição de 2018, os pequenos foliões saem à rua a rigor com o tema “Heróis e Heroínas”!

Dois dias depois, a 11 de fevereiro, o Desfile de Foliões e de Carros Alegóricos sai à rua, pelas 15h00, na Avenida da Liberdade que volta a ser o ponto de encontro destes festejos no coração do Algarve que unem a diversão à tradição.

A defesa das tradições do Entrudo renasce todos os anos neste carnaval tipicamente português, num apelo à folia e à criatividade individual ou em grupo de centenas de participantes que dão corpo ao corso carnavalesco de onde os visitantes têm garantida uma tarde divertida!

As brincadeiras, a sátira política e social aguçam a imaginação dos participantes de várias faixas etárias que se apresentam na “Avenida do Carnaval” são-brasense com disfarces, adereços, coreografias e carros alegóricos que brilham e convidam à brincadeira. Uma iniciativa promovida pelo Município, com o apoio das associações locais e grupos informais.

O Município entrega anualmente um apoio monetário às associações participantes que pretende ajudar a custear as despesas com a concretização dos carros e dos trajes. Para aceder a este apoio, as associações têm de preencher um formulário próprio, disponível no Gabinete do Munícipe ou no próprio dia do desfile, entre as 14h00 e as 15h00 no Secretariado do desfile, localizado na Galeria Municipal.

No domingo, o aquecimento para o Desfile de Foliões e Carros Alegóricos começa logo na manhã pelas 10h00, com a já habitual Marcha-Corrida de Carnaval que este ano convida a conhecer a Fonte Férrea.

Neste período carnavalesco não faltam os animados Bailes de Máscaras. Na noite de sábado, 10 de fevereiro, o Futebol Clube Cabeça do Velho realiza o Baile de Entrudo e Concurso de Máscaras que será animado por David Brito.

Na noite de segunda-feira, pelas 21h00, o Museu do Trajo convida também a um pezinho de dança.

Em Dia de Entrudo, na terça-feira dia 13, o Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel acolhe os foliões que ainda tenham energia para o Chá Dançante de Carnaval que a Junta de Freguesia promove a partir das 15h00.

 
Por: CM S. Brás de Alportel