A rede de contentores subterrâneos de São Brás de Alportel continua a ser ampliada, constituindo um dos eixos de ação prioritários das políticas ambientais do Município.

Neste momento, está em fase de conclusão a mais recente obra de instalação de contentores subterrâneos, nomeadamente oito ecopontos para deposição seletiva e seis oleões.

Trata-se de um investimento muito significativo para o município, superior a 131.856€ (C/IVA), que contou com financiamento comunitário mediante uma candidatura aprovada ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Este tipo de equipamentos permite uma maior capacidade de armazenamento de resíduos recicláveis, adotando m sistema mais higiénico, com menor libertação de odores e maior qualidade de vida para a população.

Cada novo ecoponto tem capacidade para armazenar 13.000 litros de resíduos recicláveis (5000 litros para papel, 5000 litros para plástico e 3000 litros para vidro). Cada oleão tem capacidade para 120 litros.

Os ecopontos de superfície entretanto substituídos serão instalados em outras partes do concelho, aumentando assim claramente a capacidade e comodidade para a deposição seletiva de resíduos, um gesto da maior importância para a defesa do meio ambiente.

O Município de São Brás de Alportel promove desta forma as condições para o aumento da adesão da população à deposição seletiva de resíduos, de modo a contribuir para a redução de resíduos encaminhados para aterro, ampliando a sua valorização e redução, claros contributos para o alcance das metas de reciclagem estipuladas no PERSU (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) 2020. A recolha seletiva porta a porta no domicílio, que o município está a disponibilizar aos residentes no centro histórico de São Brás de Alportel é outro exemplo de ações desta estratégia.

 

Por: CM S. Brás de Alportel