Apesar do mau tempo previsto para a manhã desta sexta feira, dia 9 de fevereiro, nomeadamente de chuva e frio, condições meteorológicas adversas que acabaram por se confirmar, e que levaram o Município de Olhão a cancelar a realização do Desfile de Carnaval Infantil na Avenida da República, as crianças das escolas do concelho acabaram por disfrutar deste dia de diversão.

Se o Carnaval não pôde sair à rua, foi ao encontro das crianças nas próprias escolas. Trajados a rigor, os mais de 1.500 alunos do 1º Ciclo e jardins-de-infância viveram a folia do Carnaval, com a visita de animadores e artistas de rua, que não quiseram deixar de estar com os mais pequenos e tornar este dia ainda mais especial.

O “cortejo” carnavalesco passou pelas escolas E.B. 1 e Jardim de Infância do Largo da Feira, da Cavalinha e Nº 6. Nesta última, juntaram-se as crianças da Escola E.B. 1 de Marim, que pertence ao mesmo agrupamento.

Já os pequenos foliões das escolas Nº 5 e Nº 7 juntaram-se para festejar no Pavilhão do Ginásio Clube Olhanense.

Os vereadores Elsa Parreira e António Camacho acompanharam de perto uma manhã que acabou por ter que ser reajustada em termos logísticos, mas que, de acordo com o edil que detém o pelouro da Educação, “apesar de o desfile não se ter realizado devido ao meu tempo, se salda num êxito, porque conseguimos, fruto de um esforço suplementar por parte da equipa envolvida neste evento, que os mais pequenos tivessem um dia diferente e divertido”.

No final da manhã, António Camacho sublinhou o papel dos pais, professores e educadores, “que trabalharam de forma tão entusiástica e empenhada na elaboração das fantasias”.

O vereador anunciou que “este trabalho não foi em vão”, uma vez que o desfile que hoje não pôde sair à rua será realizado no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, “dando, assim, oportunidade aos mais pequenos de mostrarem as suas fantasias, para que crianças, pais, educadores e público em geral possam fazer a festa”.

 

Por: CM Olhão