A Eurocidade do Guadiana foi registada como o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), tornando-se o primeiro instrumento europeu de cooperação transfronteiriça de alcance territorial criado na Eurorregião Andaluzia-Algarve-Alentejana.

Anteriormente a Eurocidade do Guadiana era fruto de um protocolo de colaboração entre os municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António. A constituição como AECT abre novas perspetivas para o futuro dos três municípios, já que a fronteira não será agora um obstáculo administrativo e poderão candidatar-se a fundos comunitários específicos para as Eurocidades.  

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, congratula-se com esta formalização, “temos de nos orgulhar pelo reconhecimento formal deste entidade que poderá, a partir de agora, desenvolver duas importantes áreas para estes territórios, uma que diz respeito à promoção das três cidades como destino turístico único e outra que respeita à dinamização das áreas ligadas à juventude”. 

 

Por: CM Castro Marim