O prazo para validar as faturas referentes ao ano de 2017 está a terminar. Os contribuintes têm até quinta-feira, 15 de fevereiro, para validar e confirmar todas as faturas no Portal das Finanças, que vão servir de base às deduções em IRS referentes a esse ano.

Os contribuintes podem validar no portal e-fatura as faturas que permanecem pendentes – por não estarem inseridas nas categorias certas –, corrigir valores ou informações de faturas mal inseridas ou acrescentar novas faturas. É importante verificar se todas as faturas foram devidamente comunicadas pelos agentes económicos. Caso seja detetado algo erro, deve proceder-se ao registo das faturas em falta na área “complementar informação faturas”.

É ainda possível verificar se as faturas estão inseridas no setor de despesas adequado. A maioria entra automaticamente no sistema, contudo há casos em que isso não se verifica. Exemplo disso são os hipermercados que possuem zonas de restauração. Esses espaços comerciais têm mais do que um Código de Atividade Económica (CAE), pelo queterá de ser o contribuinte a indicar a que categoria pertence cada despesa.

De recordar que os contribuintes devem confirmar, até à mesma data, os dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes.

 

Por: Idealista