Já arrancou a II edição do OPP (Orçamento Participativo Portugal) e, até 24 de abril, todos podem apresentar propostas e decidir como investir 5 milhões de euros. Para Lagos está marcado um Encontro Participativo a ter lugar no próximo dia 20 de fevereiro.

A II Edição do OPP, que arrancou a 24 de Janeiro, traz duas grandes novidades. A primeira, é que deixa de existir uma limitação de áreas temáticas, ou seja, os cidadãos podem apresentar propostas em todas as áreas de governo. A segunda novidade é a abertura de um canal online para a apresentação de propostas, através do portal do OPP - www.opp.gov.pt – o que significa que as pessoas não terão de ir a um encontro participativo para que a sua proposta vá a votos.

A votação começa no dia 11 de junho. Até dia 30 de setembro todos podem escolher, através do voto, como vão ser investidos os 5 milhões de euros do OPP.

Em Lagos, terá lugar, no próximo dia 20 de fevereiro, um Encontro Participativo a decorrer a partir das 17h30, no Centro Cultural.

Recorde-se na I Edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) estiveram em votação 600 projetos e, hoje, já estão em fase de concretização os 38 projetos mais votados.

O OPP é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação.

 
Por: CM Lagos