Livros por toda a parte e pessoas com vontade de conversar sobre o livro do mês: é assim em todas as reuniões mensais do Clube de Leitores da Biblioteca Municipal Lídia Jorge. Uma chávena de chá também ajuda para um ambiente mais confortável.

A terceira edição do clube de leitores da Biblioteca Lídia Jorge está de parabéns: celebra neste mês um ano de actividade regular, juntando todos os meses cerca de 15 leitores em torno de um livro, o qual é oferecido pelo Município a quem participa nos encontros.

O objetivo é simples: despertar a paixão pelos livros e criar uma rede de amigos da Biblioteca. Ao longo deste último ano, foram discutidas obras de autores nacionais e estrangeiros, como é o caso de José Eduardo Agualusa, Sandro William Junqueira, Carlos Ruiz Záfon, Valter Hugo Mãe, Truman Capote, Valentina d’Espirais, Josefa de Lima, Nuno Camarneiro, José Luís Peixoto, Yasunari Kawabata, Khaled Housseini e actualmente é Lídia Jorge quem centra as atenções, através do seu romance A Costa dos Murmúrios. Algumas destas sessões conta com a presença dos autores e, no caso de best-sellers estrangeiros, são visionados os filmes que se basearam nas obras destes autores.

O livro de Lídia Jorge A Costa dos Murmúrios é o tema do próximo encontro, a 22 de Fevereiro. Neste romance a autora da voz a Eva Lobo, uma mulher portuguesa que em meio a guerra colonial de Moçambique adapta um posicionamento de contestação a ideia de que a guerra é um assunto unicamente masculino. Esta história que é baseada em alguns factos verídicos passará por muitos capítulos e renderá uma intensa e interessante conversa.

O Clube de Leitores está sempre aberto a mais participações. Os interessados deverão contactar pessoalmente a Biblioteca Municipal Lídia Jorge ou através do telefone 289 599 507.

 

Por: CM Albufeira