por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

O chá é a bebida resultante da colocação de água a ferver sobre as folhas (mais ou menos oxidadas) da planta Camellia sinensis – chá verde, chá preto, chá oolong, chá branco, chá vermelho. Infusão é a bebida proveniente da colocação de água a ferver sobre a casca, folhas, flores, frutos, proveniente de outras plantas.

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, é adequada para qualquer estação do ano, sendo que no Inverno é mais apreciado quente.

A sua descoberta, na China, data de há 5000 anos, ao caírem folhas da planta Camellia sinensis dentro de água fervida, mudando o cheiro, sabor e cor da água. As caraterísticas desta nova “água” foram sendo difundidas primeiro pelo Japão e em seguida para a Europa.

Os benefícios do chá já são sobejamente conhecidos, i.e., o seu poder antioxidante, protetor do envelhecimento precoce e de doenças, fomentado pelas catequinas; a promoção da termogénese e estimulação do metabolismo, ou seja, o aumento da temperatura corporal e de gasto calórico, através do ácido clorogénico e da cafeína (sim porque chá contém cafeína) O chá preto, por exemplo, tem maior teor em cafeína, mas também possui teanina que está associado à promoção do relaxamento.

Com a chegada do tempo frio, existem algumas infusões que poderão ajudar aos sintomas invernais.

Infusão de Equinácea e Perpétua Roxa/Vermelha – Ótima para afeções da garganta, rouquidão e ainda para imunoestimular no caso de gripes e constipações.

Infusão de Alteia com Gengibre e Limão – Excelente em caso de tosse, promove a expetoração e fortalece o sistema imunitário.

Chá Verde com Pau de Canela e rodela de Laranja – Ideal para melhorar o sistema imunitário e estimular o metabolismo.

Deve consumi-las após a preparação e não deve ser reaquecer, não adultere o seu sabor com a adição de açúcar e lembre-se, o mel apesar de ser anti-inflamatório e aliviar a irritação na garganta, não deixa de ser um açúcar.