No âmbito da parceria estratégica entre o Cine-Teatro Louletano e a Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve, realiza-se no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 18h00, no Anfiteatro 0.5 do Complexo Pedagógico do campus da Penha da UALG, em Faro, uma conferência com o prestigiado musicólogo, docente e contagiante comunicador Prof. Paulo Lameiro.

O tema da palestra será: «Musicalmente – porque muito antes de os homens organizarem os sons, os sons organizaram os homens.»

Paulo Lameiro falará sobre a importância da música na vida humana, sobretudo na infância, e revisitará os vários projetos e dinâmicas, reconhecidos nacional e internacionalmente, que tem desenvolvido, nomeadamente na área dos concertos para bebés, na qual é uma referência obrigatória e incontornável.

Paulo Lameiro nasceu em 1965, em Pousos, concelho de Leiria. Fez os primeiros estudos de música na Filarmónica da sua aldeia natal. Tem o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e é licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Etnomusicologia também pela UNL. Foi Vice-Presidente da Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e membro da Direção, e integrou o Conselho Científico do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa.

Foi fundador da Escola de Artes SAMP, onde desenvolve atualmente vários programas no âmbito da pedagogia musical e dos efeitos terapêuticos da Música com bebés, idosos, reclusos, doentes mentais, pessoas com deficiência, colaborando ainda com o serviço de pediatria do Hospital de Santo André. Paulo Lameiro foi fundador e maestro titular da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

É pai do Simão e da Natércia, tendo como passatempo a criação de carpas Koi, para quem gosta de olhar calma e demoradamente.

Refira-se que esta colaboração, em regime de continuidade, entre o Cine-Teatro Louletano e a ESEC no que concerne à arte para a primeira infância iniciou-se em 2017, incidindo não apenas na realização de palestras e debates com reconhecidas figuras da área a nível nacional, como também numa componente formativa, de cariz intensivo, dirigida aos alunos, docentes e demais colaboradores da referida Escola Superior.

Esta conferência tem entrada gratuita, confere certificado de participação e destina-se a alunos, educadores, animadores e mediadores socioculturais, músicos e outros artistas e curiosos com interesse pela criação artística dirigida à infância. Requer inscrição prévia, limitada, através dos seguintes contactos: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604

 
Por: CM Loulé