20ª edição arranca já este sábado, 24 de fevereiro, com uma programação diversificada e repleta de propostas imperdíveis que vão da música ao desporto, passando pelo teatro, cinema, animação de rua e workshops.

Em 2018, e como vem sendo habitual há já 20 anos, o Março é Jovem e vive-se em pleno em Portimão. Durante todo este mês o município é marcado por diversas iniciativas e atividades de desporto, dança, educação, música, teatro, cinema, entre outras.

A edição deste ano arranca já este sábado, 24 de fevereiro, com 11.ª edição do concurso de novos talentos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00, no Portimão Arena.

A habitual festa de abertura terá lugar no dia 1 de março, às 17h30, na Escola Secundária Poeta António Aleixo, num evento que contará com a participação especial do músico Daniel Kemish.

No ano em que Portimão é eleita Cidade Europeia do Desporto para 2019, o Desporto tem especial destaque nesta edição do Março Jovem, com um leque diversificado de oferta desportiva gratuita.

Destaca-se no dia 2 de março uma festa solidária com duas aulas especiais no ginásio Village Fitness, nos dias 3 e 4 de março a 1.ª e 2.ª etapas da Taça de Portugal de BMX Race no Parque da Juventude e, entre 5 e 11 de março, o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes dinamiza a Semana do Exercício e Desporto ISMAT’18.

Terá ainda lugar uma aula aberta de Krav Maga no dia 17, o I Aquatlo Indoor de Alvor no dia 24 e um torneio de skate na Praça da Marina de Portimão e aulas abertas de zumba e pop dance no pavilhão gimnodesportivo de Portimão, ambas as iniciativas no dia 31 de março.

Durante todo o mês de março também será possível praticar diversas modalidades de forma gratuita no Cross Arade, no Villa Prana Guesthouse & Therapies, nos complexos desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande e na Piscina Municipal de Portimão.

Na área da música e entretenimento destaque para o Concurso de Bandas Março Jovem 2018, que terá lugar no Bar Marginália, em Portimão, com as eliminatórias a decorrer nos dias 10, 17 e 24 de março, e a grande final no dia 25, sempre com início às 22h00, e a edição especial do programa de rádio “Choque Frontal” da Alvor FM, que contará com a participação especial da banda de rock “Mopho”, a ter lugar no dia 14 de março, no TEMPO, a partir das 21h15.

No dia 17 de março o Portimão Arena recebe o concerto, já esgotado, “Algarve in the night”, a cargo da equipa de locutores do programa “As manhãs da Comercial”, da Rádio Comercial.

Como habitual o cinema também marca presença no Março Jovem e o museu de Portimão recebe nos dias 7, 14, 21 e 28 de março o ciclo de cinema da associação Contramaré, numa coprodução com o Goethe Institut, este ano sob o mote “O som e a cidade”. No dia 31 de março, o mesmo local recebe o ciclo “Filmes da Malta de Portimão”, a cargo de um grupo de jovens cineastas portimonenses.

A vertente da edução e formação mantém-se, de igual modo, uma forte aposta, com um leque bastante diversificado de workshops e ações de sensibilização nas escolas do município. Destaque para os workshops de confeção da tiborna algarvia e construção de hortas em varandas, na Quinta Pedagógica de Portimão, workshops de fotografia e design na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, workshops de ilustração científica na biblioteca municipal Manuel Teixeira e workshops sobre programação, psicologia e mindfulness e bem-estar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Destaque ainda para a III Encontro Urban Sketchers Algarve que volta a decorrer em Portimão nos dias 24 e 25 de março, assinalando o Dia Nacional dos Centros Históricos, e desafiando os mais jovens e todos os que gostam desta área a desenhar a cidade, os seus edifícios, lugares e pessoas.

A edição de março da Beta-Talk volta a integrar o programa do Março Jovem e no dia 16 de março traz ao Centro Dual Portimão, dois jovens empreendedores para partilharem a sua experiência.

Nas escolas serão ainda dinamizadas diversas ações de sensibilização, destacando-se a campanha “Stop Phubbing” que percorrerá as escolas do ensino básico do município entre 1 e 9 de março, sensibilizando os alunos do 2.º e 3.º ciclos para os perigos inerentes ao comportamento de ignorar as pessoas que estão próximas utilizando o smartphone, e o Dia Internacional da Proteção Civil que, assinalado a 1 de março, desencadeará, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Bombeiros de Portimão, um conjunto de iniciativas e ações de sensibilização durante este dia e durante todo o mês de março junto dos jovens e rede escolar do município.

Ainda no âmbito do Março Jovem, a Escola Profissional Gil Eanes mostra nas montras do Balcão Único o talento dos seus alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia e Curso CEF tipo 2 e 3 - Operador de Fotografia. Em exposição encontram-se alguns trabalhos, selecionados após concurso interno, que pretendem ilustrar a evolução da fotografia desde os primórdios até à atualidade, através da utilização das técnicas analógica e digital. Nesta exposição poderão ainda ser apreciadas fotografias que revelam o antes e o depois de alguns espaços emblemáticos da cidade.

O Março Jovem 2018 também apela ao espírito social e no dia 16 de março incita os mais jovens a participar na sessão de colheita de sangue que terá lugar no pavilhão gimnodesportivo, numa organização da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, e no dia 21 a colaborar na confeção de cabazes de alimentos para oferta às instituições de solidariedade social, num organização do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.

Por estes dias serão igualmente várias as exposições a visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes, na Junta de Freguesia de Alvor e na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, da autoria de jovens artistas e de alunos das escolas do município.

O Março Jovem 2018 encerrará em grande a 7 de abril no Portimão Arena com o XVIII Enportunas – Encontro de Tunas Académicas que, como habitual, junta a irreverência musical das tunas académicas algarvias a um DJ para um espetáculo bastante animado.

O Março Jovem é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Portimão, que movimenta milhares de jovens e conta com o empenho de cerca de meia centena de entidades, entre escolas, clubes, associações e empresas.

Certos do interesse da população local e regional nesta iniciativa, o programa detalhado do Março Jovem 2018 está disponível em suporte papel nos locais habituais e poderá ser consultado em www.vivaportimao.pt.

 
Por: CM Portimão