Decorre, entre 05 e 09 de março, a Semana da Leitura, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Tavira que convida as escolas da rede pública e privada a celebrarem a leitura.

Encontros com escritores, galeria de autores, leitura espontânea, Tavira a ler, book trailers, recitais e oficinas nas escolas são as ações que integram este evento.

Do programa consta:

Encontro com autores

Bibliotecas escolares

Dia 05 | Sessões: 09h30, 11h30 e 14h00

Apresentação do livro “Saramela Pintas” de Adelaide Graça

Dia 06 | Sessões: 09h30 e 11h30

Apresentação do livro “Mel, uma abelha especial” de Sofia Furtado

Dia 07 | Sessões: 09h30 e 10h30

Apresentação do livro “Amadis de Gaula, o cavaleiro apaixonado” de Helena Lourenço

A par desta calendarização, a Semana da Leitura inclui a galeria de autores. Ação que visa difundir, nos autocarros Sobe e Desce, “livros que deram filmes”.

Estão previstos, igualmente, momentos de leitura espontânea, nos Paços do Concelho, pelos alunos da Escola de Ensino Básico, n.º 1 de Tavira. Colocar “Tavira a ler”, através de leituras de textos, poemas e contos, na Rádio Gilão, é outra das atividades desta Semana.

Ainda no seguimento desta celebração realiza-se, no dia 09 de março, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a cerimónia de entrega de prémios do 1.º Concurso Book Trailers 2018, o qual teve como principal intuito dinamizar e promover a leitura, a cultura e as bibliotecas.

Um book trailer é um vídeo curto que tem como finalidade apresentar, de maneira breve e visual, a atmosfera de um livro, sem mostrar a trama completa nem o desenlace, de maneira a sugerir e criar o interesse no leitor. O concurso destinou-se a toda a comunidade, nomeadamente, a escolar.

A 12.ª edição da Semana da Leitura conta com o apoio do Município de Tavira e da Rádio Gilão.

 
Por: CM Tavira