O PSD/Algarve lamentou hoje a morte do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, que «partiu muito novo», quando «ainda tinha tanto para dar à causa pública».

Em comunicado, o PSD/Algarve esclareceu que o autarca morreu na quinta-feira à noite, aos 60 anos, "vitimado por um ataque fulminante", por volta das 22:00, na sua residência.

Militante do PSD há mais de três décadas, a sua ação política foi sobretudo visível no concelho de Albufeira, distrito de Faro, onde ao nível autárquico ocupou os "mais relevantes lugares", refere a estrutura regional do partido.

No plano autárquico, Carlos Silva e Sousa começou como vereador, na década de 1990, tendo depois sido presidente da Assembleia Municipal, por três mandatos consecutivos, entre 2001 a 2013, a que se seguiu a presidência da Câmara, cargo que ocupava desde 2013.

"Mas a sua atividade político-partidária também se fez sentir no Algarve e no país, porquanto foi um regionalista convicto e um dirigente político regional ativo", referem os social-democratas, lembrando a altura em que Carlos Silva e Sousa foi deputado à Assembleia da República, entre 2011 e 2013, e membro do Conselho Nacional do PSD.

No plano pessoal, o PSD/Algarve recorda ainda "a sua importância enquanto produtor vitivinícola regional, a sua longa carreira como advogado e ainda de ter sido Vice-Cônsul de S. Tomé e Príncipe e Cônsul da Lituânia".

A Câmara de Albufeira decretou três dias de luto municipal, a cumprir a partir de hoje, e colocou a bandeira do município a meia haste nos edifícios autárquicos.

Nascido a 13 de abril de 1957, Carlos Silva e Sousa era licenciado em Direito.

 

Por: Lusa