A localidade de Zambujeira do Mar vai receber o Festival Holi, no dia 4 de março, no Largo da Igreja, a partir das 15.00 horas, numa iniciativa do Município de Odemira para recriar a tradição Hindu de celebrar a Primavera e assim promover a aproximação de culturas e a integração dos imigrante locais, no âmbito do projeto Growing Together.

O Festival Holi acontece na Índia, no Nepal e em vários outros países, durante as celebrações do início da Primavera. Neste festival Hindu, também conhecido como Festival das Cores, a Primavera é recebida com música, cores e muita alegria, como forma de simbolizar a vitória do Bem (Primavera) contra o Mal (Inverno). Durante a celebração do Holi, os participantes pintam-se e lançam pó colorido ao ar (chamados Gulal).

A organização conta com o apoio da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Zambujeirense.

O Projeto Growing Together tem por objetivo a Capacitação de Imigrantes como Cidadãos e Educadores Locais e está a ser desenvolvido pelo Município de Odemira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de S. Teotónio, com financiamento de fundos comunitários através do Programa Erasmus +. Além de Odemira, o projeto envolve também o Município de Lleida (Espanha) e Município de Follonica (Itália).

 

Por: CM Odemira