A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Vila Real de Santo António, com o apoio do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), nos dias 7 e 8 de março, apreendeu onze detetores de metais no areal da Praia Verde, Praia da Altura e Praia da Manta Rota.

No âmbito de uma ação de vigilância da costa e da preservação de bens arqueológicos, os militares identificaram onze indivíduos de nacionalidade espanhola a operar com detetores de metais sem que possuíssem autorização do Instituo Português de Arqueologia. Da ação resultou a apreensão dos detetores de metais, sendo elaborados 11 autos de contraordenação, cujo o valor máximo pode chegar até 3 750 euros, para pessoas singulares, e 45 000 euros, para pessoas coletivas.

Os detetores de metais apreendidos no âmbito das infrações têm um valor total aproximado de 12 mil euros.

O sistema SIVICC é uma plataforma tecnológica, pertencente à GNR, a qual é composta por um conjunto de Postos de Observação, fixos e móveis, dotados de sensores de deteção e identificação instalados ao longo da linha de costa de Portugal Continental.

 

Por: GNR