Segunda, 21 de Maio de 2018 |
Parar de fumar, engorda?

19:15 - 10/03/2018     416 visualizações OPINIÃO
Atualizado em: 10/03/2018
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por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Cessar de fumar diminui o risco de desenvolver doenças cardiorrespiratórias e cancro. Evidências mostram que a maioria dos fumadores querem parar de fumar e poucos têm êxito sem ajuda.

Os fumadores normalmente ficam relutantes em cessar o consumo devido ao ganho de peso consequente.

Apesar dos benefícios de parar de fumar superarem os eventuais riscos, sabe-se que a nicotina interfere com o peso corporal:

- Aumenta o metabolismo basal até 10%, quando existe a cessação o metabolismo volta a valores normais e isso poderá ser responsável por 40% do ganho ponderal;

- Aumenta o gasto calórico fomentando a utilização eficiente da gordura corporal, diminuindo o seu armazenamento, sobretudo na zona abdominal;

- Regula a fome e a saciedade. Não fumar aumenta-lhe o apetite sobretudo por alimentos açucarados e gordos, tanto estes como a nicotina estimulam a libertação de hormonas (serotonina e dopamina) que proporcionam prazer. Parar de fumar, melhora o nosso paladar e cheiro o que também fomenta esta vontade.

A média de ganho de peso após o 1ª ano de cessação é de 4-5kgs, pensa-se que quanto mais fuma maior o risco de aumentar o peso. Nos 1ºs 3 meses não se deve preocupar com o peso, deixe isso para quando estiver tranquilo relativamente a esta mudança e aí, procure um nutricionista para o ajudar.

Atente:

- Diferencie fome fisiológica de fome emocional, a primeira tem tendência a aumentar, a outra, passa em minutos, distraia-se nesse momento;

- Para os desejos de fumar, pastilhas elásticas sem açúcar ou palhinhas de plástico para aliviar a tensão do maxilar;

- Faça várias refeições ao longo do dia, controla o apetite;

- Beba água, “limpa” o organismo da nicotina;

- Evite a cafeina, pode despoletar ansiedade e o álcool, pode aumentar a vontade de fumar e comer;

- Pratique atividade física, diminui a ansiedade e a vontade de fumar;

- Não restrinja em excesso os alimentos, irá aumentar o insucesso da cessação tabágica e está a reduzir peso à custa de massa muscular.

 

 
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