A 4ª Sessão do 2º ciclo de Conferências de Arquitetura Paisagista realiza-se no dia 16 de março, entre as 14h30 e as 16h30, no Auditório Verde do Edifício 8, Campus de Gambelas.

Henrique Santos, arquiteto paisagista pela Universidade de Évora, apresentará o tema ‘’Outra Mudança faz de mor espanto’’ e Manuela Magalhães, coordenadora da linha de investigação ‘’Blue and Green Infrastructures’’, dará continuação com o tema ‘’EPIC WebGIS – uma nova ferramenta no Ordenamento do Território’’.

Este ciclo de conferências é organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, através dos cursos de licenciatura e de mestrado em Arquitetura Paisagista. É composto por seis sessões mensais, que iniciaram a 16 de outubro de 2017 e terminarão a 16 de maio de 2018.

Articulando diversos âmbitos de reflexão – arte, ciência, história e património – aplicados ao projeto e ordenamento da paisagem, esta iniciativa pretende divulgar a investigação em Arquitetura Paisagista realizada na Universidade do Algarve e, simultaneamente, alargar o debate a oradores provenientes de outras instituições.

Consultar mais informação aqui.

Sobre os palestrantes:

Henrique Pereira dos Santos é arquiteto paisagista pela Universidade de Évora (1994). Já trabalhou em inúmeros projetos de ordenamento e gestão de áreas protegidas durante mais de 30 anos. Tem estudado a evolução da paisagem rural de Portugal continental no século XX e a sua relação com a dinâmica da biodiversidade e publicou alguns livros nesta área, dentro os quais ‘’Do tempo e da paisagem’’, ‘’O gosto de Sicó’’ e ‘’Portugal: paisagem rural’’.

Manuela Raposo Magalhães é coordenadora da linha de investigação ‘’Blue and Green Infrastructures’’ do centro de investigação LEAF – Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food, do ISA da Universidade de Lisboa. Foi durante mais de duas décadas professora no ISA, UL, nos cursos de Arquitetura paisagista. Tem publicado inúmeros livros e artigos científicos, de que são exemplo ‘’Estrutura ecológica da paisagem: conceitos e delimitação: escalas regional e municipal’’ (2007) e ‘’Estrutura ecológica nacional: uma proposta de delimitação e regulamentação’’ (2013).

 

Por: UAlg