Ricardo José André Baptista Pereira (1.º classificado), Joana Isabel Lopes Gromicho (2.º classificado), Joana Martins Viegas, Andria Isabel Olival Pontes (3.º classificado) e Rui Miguel do Carmo Ramos (Menção Honrosa) sãos os premiados do 1.º Concurso Book Trailers, cuja cerimónia de entrega de prémios teve lugar, no passado dia 09 de março, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Estiveram a concurso 16 trabalhos, sendo que os vencedores foram contemplados com cheques-brindes na Note.

Ricardo Pereira apresentou-se a concurso com um vídeo inspirado no livro “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa. Joana Gromicho elaborou um trabalho com base na obra “O dia cinzento e outros contos”, de Mário Dionísio. Já a dupla Joana Viegas e Andria Pontes destacaram o livro “Balada da praia dos cães”, de José Cardoso Pires. Rui Ramos mereceu, também, a atenção do júri pela realização de um trailer acerca da obra “Se isto é um homem”, de Primo Levi.

A Rede de Bibliotecas de Tavira promoveu esta iniciativa com o objetivo de dinamizar e fomentar a leitura, a cultura e as bibliotecas em toda a comunidade, nomeadamente, a escolar.

Um book trailer é um vídeo curto (duração mínima de 30 segundos e máxima de 2 minutos) que tem como finalidade apresentar, de maneira breve e visual, a atmosfera de um livro com o máximo de três ilustrações da obra original, sem mostrar a trama completa nem o desenlace, de maneira a sugerir e criar o interesse no leitor.

A avaliação foi efetuada por um júri composto por elementos da área da cultura, do livro e do marketing digital. 

 

Por: CM Tavira