A 2ª edição da Semana Verde, que decorrerá entre os dias 19 e 23 de março de 2018, conta este ano com uma novidade: o Fórum de Educação Ambiental para a Cidadania, que terá lugar no dia 19 de março, no Convento de S. José, em Lagoa.

A Câmara Municipal de Lagoa reúne, assim, numa ação de formação composta por quatro painéis, os vários parceiros com os quais desenvolve projetos de educação ambiental, com o objetivo de promover a atualização de conhecimentos através da divulgação de projetos de investigação e educação.

Conhecer a participação das instituições, empresas e jovens da sociedade civil nas políticas locais, no acesso à informação, na defesa do ambiente local e global, na troca de experiências e aprendizagens para a cidadania ativa e educação ambiental através do uso das tecnologias são também objetivos desta iniciativa.

O Fórum de Educação Ambiental para a Cidadania destina-se a  professores dos diferentes níveis de ensino, educadores de infância, educadores ambientais, estudantes e técnicos de ONG´s e autarquias, investigadores, atores políticos, jovens e público em geral, e é acreditado pelo Centro de Formação de Albufeira, Lagoa e Silves como ação de formação de curta duração.

Este evento conta com oradores de referência nacionais em cada temática, distribuída por várias áreas de interesse:  Pegada Ecológica (Associação Zero), Microplásticos & Companhia (Agência Portuguesa do Ambiente), Educação Ambiental e conservação da biodiversidade (Associação Quercus) e   Educar para agir (Associação da Bandeira Azul da Europa).

Durante o mesmo, será inaugurada a exposição  “Verde que te quero verde“. Será possível apreciar trabalhos de alunos do pré-escolar e ensino básico (1º ciclo da rede pública, privada e social) desenvolvidos em vários momentos comemorativos, como o Dia Mundial da Criança. Várias turmas do Agrupamento de Escolas Pe. António Martins de Oliveira (Lagoa) e da Nobel Internacional School do Algarve (Porches), bem como o artista Estevão Paixão, são os autores desta exposição, que estará patente até dia 31 de março. 

O evento contará com a presença do Vereador da Educação do Município de Lagoa, Luís Encarnação; do Delegado Regional da Educação, Francisco Marques; da Diretora de Serviços da CCDR - Algarve, Maria José Nunes; e da Vereadora da Agricultura e Pescas, Anabela Simão.

Entre os dias 20 e 23 a Semana Verde oferecerá um conjunto de atividades pedagógicas no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, destinadas aos alunos do 4º ano e onde será possível plantar espécies autóctones e aprender sobre as observações meteorológicas que se efetuam no local, caso as condições atmosféricas o permitam. A autarquia fornecerá às escolas interessadas plantas autóctones que, no âmbito da atividade “Planta a tua árvore”, poderão ser colocadas em recinto escolar.

Ainda no âmbito desta iniciativa a Câmara Municipal de Lagoa prepara-se para apoiar o movimento A Hora do Planeta, a 24 de março próximo, desligando as luzes simbolicamente em vários locais públicos do concelho.

 

Por: CM Lagoa