Aljustrel vai ter mais 3 mil hectares de regadio

Dias depois do governo ter apresentado o Programa Nacional de Regadios, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou, esta tarde, a barragem do Roxo, no concelho de Aljustrel, onde tomou conhecimento da situação relativa à temática da água para abastecimento público, agrícola e para fins industriais.

O Governo quer ter concluído, até 2022, mais 49.427 hectares de regadio, distribuídos por 13 novos blocos de rega, e espalhados por toda a região do Alentejo, sendo sete no distrito de Beja, cinco no de Évora e um no de Setúbal.

No âmbito deste programa, que prevê a ampliação do Alqueva, o Concelho de Aljustrel vai ser beneficiado com mais 3 mil hectares de áreas de regadio, em Messejana, freguesia que era a única deste concelho que ainda não era abrangida por Alqueva. Este novo bloco de rega trará novos benefícios aos agricultores, que com menor receio das alterações ambientais, poderão apostar em novas culturas agrícolas, favorecendo a criação de postos de trabalho.

 Esta ampliação prevê a ligação da água da albufeira do Roxo, já ligada ao Alqueva, à barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique. Trata-se de um investimento importante que concretizará, mais precisamente, a ligação dos blocos de rega dos sistemas Morgável CH e Ermidas à Albufeira do Monte da Rocha e ao bloco de rega de Messejana, que não existia até aqui.

Em termos de abastecimento público, o grupo Águas do Alentejo, S.A. anunciou igualmente o reforço da conduta adutora Roxo/Aljustrel e a construção de uma nova estação elevatória que servirá essencialmente as populações de Messejana, Rio de Moinhos e Aljustrel e garantirá um novo abastecimento de água à freguesia de Alvalade, no Concelho de Santiago do Cacém.

 

Por: CM Aljustrel