A Câmara Municipal de Castro Marim, no âmbito da sua política social e de educação, atribuiu, este ano letivo, 49 bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e de ensino superior. Para alguns, é a única oportunidade de continuarem a estudar e para a autarquia, é um investimento no desenvolvimento e no futuro de Castro Marim.

“São cerca de 75.000 euros de investimento total, que garantem a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino a todos os alunos do concelho, contando que tenham aproveitamento escolar para tal”, declara o presidente da câmara municipal, Francisco Amaral.

Para além da atribuição destas bolsas de estudo, o Município de Castro Marim aceitou o repto da Universidade do Algarve na atribuição de Bolsas de Excelência académica a estudantes, residentes no concelho, que tivessem ingressado este ano letivo na faculdade. As Bolsas de Excelência pagam integralmente a propina do 1º ano de licenciatura, ou de mestrado integrado, aos cinco melhores alunos provenientes de Castro Marim. Esta iniciativa visa, essencialmente, fixar os melhores estudantes do País nesta região.

No âmbito da educação, o município promove outros apoios às crianças e jovens do concelho, nas etapas fundamentais da sua formação pessoal e sucesso educativo, entre as quais destacamos: auxílio económico anual, a alunos pertencentes a agregados familiares de fracos rendimentos, para aquisição de material escolar (Ensino Básico); aquisição dos livros de fichas dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico; financiamento de refeições a todos os alunos dos escalões A e B do 1º Ciclo; financiamento de 50% do valor do passe de transportes públicos para todos os alunos residentes no concelho a estudar na Escola Secundária de Vila Real de St. António; cedência de transporte escolar aos alunos do 1º ciclo cuja residência se situe a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam; viagem anual dos melhores alunos de cada ano e de cada turma.

 

Por: CM Castro Marim