A Associação Odiana participou durante o dia 22 de março, nas comemorações do Dia Mundial da Água, que decorreram na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Fórum Água Jovem, desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com participação de várias entidades locais e regionais, destacou-se pelos seus participantes especiais: 200 crianças de escolas de Olhão, Faro, S. Brás de Alportel e Vila do Bispo. A animar os jovens, esteve a convite da Odiana, Elisabete Laurindo com «Terapia do Riso».

A Odiana aproveitou este encontro, sob o mote dos recursos hídricos, para desenvolver uma ação de sensibilização ambiental com jovens do 1º e 2º ciclos onde apresentou o território do Baixo Guadiana, com enfoque no património da água, nomeadamente o Rio Guadiana, as ribeiras, as barragens, as espécies piscícola e a avifauna, salientando a sua importância, preservação e valorização.

Esta ação foi desenvolvida recorrendo ao livro «Sobrevoando o Baixo Guadiana» e ao jogo «À Descoberta do Baixo Guadiana», ambos produtos lúdico-pedagógicos desenvolvidos previamente pela Associação. No final, o balanço foi extremamente positivo. Todos os participantes receberam um kit pedagógico e deixaram mensagens e palavras-chave sobre a importância da água.

A sublinhar que a Odiana participou neste Fórum, e desenvolveu esta ação de sensibilização ambiental, através do projeto VALAGUA. Trata-se de um projeto, no qual a Odiana integra a parceria, e que desenvolve um conjunto de ações que pretendem melhorar a qualidade e a quantidade de água disponível para os diversos usos, tal como recuperar a qualidade dos habitats e ecossistemas associados.

O projeto VALAGUA - Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço, foi aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.

 

Por: Odiana