«A mais que centenária filarmónica francesa Harmonie des Mineurs de Roche La Molière visita São Brás de Alportel, para um intercâmbio musical, entre os dias 29 de março e 2 de abril.

Esta deslocação realiza-se a convite da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, no âmbito da colaboração cultural com o Centre Musical Municipal de Roche La Molière, iniciada em 2015, aquando do início da geminação entre os municípios português e francês, oficializada em 2017.

Esta proposta de intercâmbio musical resultou das vontades de Miguel Dias, um são-brasense que reside e trabalha em Roche La Molière, e Hervé Freycenon, diretor do Centre Musical, que visitaram São Brás de Alportel para lançar o desafio e a filarmónica de São Brás aceitou-o, tal como os municípios em causa, tendo-se geminado mais tarde. Após várias iniciativas e visitas de músicos e dirigentes à vila francesa e São Brás de Alportel, chegou o momento de reunir o maior número de músicos portugueses e franceses, desde o início do intercâmbio.

Assim, 29 músicos da Harmonie des Mineurs participarão, numa grande banda conjunta de cerca de 60 músicos, com a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, na procissão de Aleluia, integrada na Festa das Tochas Floridas, na manhã de dia 1 de abril. Os músicos da Harmonie irão ainda realizar um pequeno concerto com um programa de música francesa, durante a tarde do mesmo dia. Aproveitamos para salientar que a Harmonie habitualmente não realiza procissões e, em 160 anos de existência, sai de França pela primeira vez. Para lá da componente musical do programa da visita consta ainda uma receção oficial nos Paços do Concelho e visitas culturais e gastronómicas por São Brás de Alportel.

Esta iniciativa é apoiada pelo Município de São Brás de Alportel, que é também parceiro na organização, em conjunto com a Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrazense - Acrems, associação na qual se integra a Banda Filarmónica de São Brás.Banda Filarmónica de São Brás de Alportel. »

 

Por: Filarmónica de São Brás de Alportel