No passado dia 24 de março, sábado, reuniu a Comissão Política Distrital do PSD/Loulé, conjuntamente com a Comissão Política de Secção do PSD/Loulé e os seus eleitos ocais, para efetuarem uma análise à actividade política regional e, em particular, aos problemas com que se padecem os munícipes do concelho de Loulé.

No âmbito da análise regional, o destaque foi para o agravamento das condições de circulação no troço da EN125 entre Olhão e Vila Real de Santo António, em que as chuvas das últimas semanas puseram a nu o estado de degradação a que chegou essa via rodoviária, indispensável à circulação de milhares de pessoas e ao funcionamento da economia regional, as quais são da total responsabilidade do Governo Socialista. E ainda para o agravamento das condições de funcionamento e operacionalidade no Centro Hospitalar do Algarve (Faro e Portimão), em que os profissionais se deparam com falta de material, obsolescência dos equipamentos, falhas de funcionamento, diminuição generalizada do número de técnicos de saúde e, não menos importante, e para o facto de o Algarve ter sido preterido pelo Governo Socialista quanto à construção de novos hospitais. Realidades que tornam incompreensível o silêncio a que se têm remetido os órgãos regionais do partido socialista e os deputados por si eleitos pelo círculo de Faro.

Quanto à análise local, concluiu-se que o concelho de Loulé foi votado ao abandono pelo Governo Socialista e esquecido pelo executivo liderado por Vítor Aleixo, no que respeita ao investimento público. Salientando-se como pontos negros a situação do Aterro Sanitário do Barranco-do-Velho. O qual para além dos gravíssimos problemas técnicos que possui, e que urge serem corrigidos, e há ainda no que respeitas às contrapartidas devidas pelo acolhimento desse equipamento, a lamentar o deficiente funcionamento da rede de saneamento básico das povoações de Vale Maria Dias, Cortelha e Barranco do Velho, cujos efluentes não está a ser adequadamente tratados nas ETAR da Cortelha e do Barranco Velho, pelo que estão a ser despejados nas linhas de água sem o devido tratamento. E ainda a não execução da circular norte de Loulé. Uma obra que o executivo liderado por Vítor Aleixo se apressa agora financiá-la, substituindo-se ao Governo, sacrificando desse modo os cofres municipais em cerca de 5 milhões de euros, o que é incompreensível quando se encontra por executar a circular sul que é exclusivamente da responsabilidade do executivo municipal de Loulé.

Por fim, e relativamente à rede viária, também se concluiu pela necessidade da reparação da variante à N396 (ligação de Loulé à A22) e do troço da EN125 entre o sítio do Troto e São Lourença (Almancil), relativamente às quais não existe uma só palavra de Vítor Aleixo sobre o assunto, e para a necessidade do Governo avançar com a requalificação do Porto de Pesca de Quarteira. Uma obra que se estima em cerca de 750 mil euros e que, apesar das promessas efectuadas nas últimas eleições autárquicas (2017) e nas legislativas (2015), o PS insiste em se esquecer de realizar.

 

Pela Comissão Política de Secção do PSD/Loulé