Para assinalar o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral, que se celebra a 31 de março, o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, está a preparar diferentes iniciativas dirigidas à população em geral e também aos profissionais de saúde.

No próximo dia 28 de março realizam-se as primeiras ações: um rastreio aos fatores de risco vascular, no Mercado Municipal de Faro, e uma Caminhada do AVC. Posteriormente, a partir de dia 31 de março, estará patente no hall de entrada do edifício central do Hospital de Faro uma exposição fotográfica que pretende dar a conhecer o dia-a-dia na Unidade de AVC da instituição. Já no mês de abril, dia 3, vai realizar-se uma sessão informativa onde serão abordados temas como “A atividade da Unidade de AVC nos últimos 10 anos” e o “Resultado do Rastreio da Doença Cerebrovascular na comunidade hospitalar”.   

“Sensibilizar a população para a sua participação efetiva na prevenção do AVC, promover a cooperação entre os diferentes níveis de cuidados de saúde e debater a prevenção e diagnóstico do AVC em Faro são alguns dos principais objetivos desta iniciativa”, refere a Dra. Ana Paula Fidalgo, coordenadora desta Unidade de AVC.

Esta atividade conta com o apoio da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) que, todos os anos, por esta altura, se junta às várias atividades que, de Norte a Sul do País, são organizadas por várias unidades de saúde no sentido de chamar a atenção e de informar a população sobre a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal: o AVC.

 

Por: Rxconsulting