Diariamente, existe uma real possibilidade de nos confrontarmos com situações de emergência e, muitas vezes, não nos sentimos preparados para atuar. Mas a nossa atuação podia salvar uma vida.

Com o objetivo de nos capacitar para agir nestas situações, a Câmara Municipal de Castro Marim promove, no dia 7 de abril, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, o workshop “Podes Salvar uma Vida”, pela médica Verónica Aquilino. A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal de Castro Marim, pelas 15h00, e é gratuita e aberta a toda a população.

A ação de sensibilização pretende, essencialmente, transmitir os cuidados a ter em primeiros socorros nos casos de enfarte, engasgamento, entre outros. A aplicação dos procedimentos corretos pode reduzir a gravidade da situação, melhorando as hipóteses de sobrevivência da vítima até chegar a assistência definitiva.

“Saber o que fazer e, sobretudo, saber o que não fazer, porque improvisar pode provocar maiores lesões e, muitas vezes, na ânsia de ajudar um familiar, um amigo ou um colega, é o que se faz. Salvar uma vida pode estar ao alcance de qualquer um. Basta saber como”, declara o autarca, e também médico, Francisco Amaral.

 

Por: CM Castro Marim