Os restaurantes «Costa Alentejana», em Zambujeira do Mar, e «Tasca do Celso», em Vila Nova de Milfontes, estão nomeados para o concurso 7 Maravilhas à Mesa, que será o tema deste ano e a sétima eleição das 7 Maravilhas de Portugal.

Numa parceria entre os dois restaurantes e Município, pretende-se inscrever o nome de Odemira nas 7 Maravilhas à Mesa, a exemplo das participações anteriores nas 7 Maravilhas de Portugal (Maravilhas Naturais de Portugal, As Melhores Praias de Portugal e Aldeias de Portugal), que têm possibilitado a promoção do território odemirense num contexto nacional e internacional.

Perante o interesse manifestado pelos restaurantes Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes) e Costa Alentejana (Zambujeira do Mar), referências da restauração local, o Município de Odemira inscreveu duas “Mesas de Mar” no concurso, em três categorias, com as Mesas “Barco à Mesa na Zambujeira do Mar” e “Mil Sabores no Celso”. Na Categoria Gastronomia foram apresentados os petiscos com sabor a mar, pão do concelho de Odemira, pratos de peixe e marisco, bem como a carne Limousine. Na Categoria Vinhos e Azeites as propostas passam por vinhos brancos, rosés e tintos com ligação ao concelho e o Medronho SW. Por fim, na Categoria Roteiros, foi indicada a Rota Vicentina com o seu Trilho dos Pescadores.

Os dois restaurantes do concelho de Odemira integram um vasto conjunto de mesas do todo o país que estão a ser avaliados por um painel de especialistas e pelo Concelho Científico da organização, no sentido de se destacarem 49 mesas que passarão a pré-finalistas. Essa lista de pré-finalistas e será conhecida próximo dia 7 de abril.

A eleição das 7 Maravilhas à Mesa® promove a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência. Será valorizada a harmonia entre a gastronomia e os vinhos, com o prazer de percorrer o país. Os ingredientes das "Mesas" a concurso incluem o melhor que cada região tem para oferecer: os seus pratos, vinhos, pão, azeite, queijos, mas também aquilo que pode ser visitado como uma adega ou um lagar, um museu ou um percurso pedestre.

 

Por: CM Odemira