As «I Jornadas do Teatro do Oprimido» vão realizar-se nos dias 13 e 14 de abril, no anfiteatro Paulo Freire da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), no Campus da Penha da Universidade do Algarve.

Estas Jornadas têm como objetivo a divulgação, a difusão, a partilha e a reflexão desta poética teatral, que produz: participação, através de um diálogo horizontal entre pessoas, independentemente da sua raça, género, credo, classe, orientação sexual; consciencialização de um sentido crítico face ao modo como se aceita e se conhece o mundo; valorização das várias vozes e suas histórias de vida como conhecimento; intenção na tensão que promove entre minorias e maiorias e modos alternativos de se ser em sociedade; questionação de um status quo que transgride cânones sociais, culturais, educativos, teatrais e económicos.

Pretende-se, ainda, congregar pessoas diferentes, de diversas valências sociais, de diferentes zonas do país e fora de portas também, num debate enriquecedor sobre experiências em Teatro do Oprimido como (trans) formador de pessoas que procuram acima de tudo um mundo mais justo e equitativo.

Consultar programa e inscrições aqui.

Sobre o Teatro Oprimido

O Teatro do Oprimido foi criado por Augusto Boal em países da América Latina, em 1971, aquando do seu exílio. Em 1978 fixou-se em Paris e fundou o Centro de Teatro do Oprimido (CTO) – Paris. O Teatro do Oprimido existe há 46 anos espalhado pelos cinco continentes e segundo o CTO – Rio é praticado em mais de setenta países.

 

Por: UALg