A «Mesa de Maresias» de Vila do Bispo está entre as 49 pré-finalistas do concurso «7 Maravilhas de Portugal à Mesa».

Os resultados foram divulgados no passado sábado, 7 de abril, e agora os portugueses vão poder votar e eleger as “7 Maravilhas à Mesa®” ao longo das galas semanais, que irão decorrer entre 22 de julho e 16 de setembro, transmitidas em direto pela RTP.

As pré-finalistas incluem patrimónios tão distintos que vão desde os ex-líbris de cada região, aos petiscos tradicionais, pratos típicos, vinhos, azeites, mas também roteiros turísticos que incluem patrimónios históricos, culturais e naturais, festivais, eventos e experiências únicas, e provenientes de entidades públicas e privadas.

As 49 mesas pré-finalistas reuniram o consenso de um painel de 77 especialistas e do Conselho Científico, destacando-se de entre as 182 candidaturas submetidas ao concurso.

A “Mesa de Maresia”, apresentada pela autarquia de Vila do Bispo, apresenta produtos do mar e da terra, pescados, cultivados e preparados por gentes de Vila do Bispo, contando com uma base de iguarias do mar.

Composta por pratos tradicionais de Vila do Bispo, sobre o mar do Sul e à vista de Sagres, o histórico Forte do Beliche surge como local perfeito para a degustação desta mesa.

Propõe-se, como petisco, a famosa moreia frita da Costa Vicentina. Sugere-se a companhia do pão de Vila do Bispo, com vista para as trigueiras searas do “Celeiro do Algarve”, e de um fresco vinho branco regional de aroma floral.

Seguem-se as papas de xerém de mexilhão que combinam os mais autênticos paladares desta terra e destes mares, juntando a farinha de milho e o mexilhão salgado pela maresia.

Como prato principal apresenta-se o emblemático peixe da costa de Sagres, um sargo no forno acompanhado de batatas assadas, uma proposta que permite saborear a qualidade dos produtos locais.

Surge à mesa mais uma feliz combinação de produtos endógenos: lapas da costa de Vila do Bispo com figos secos colhidos e tratados localmente.

 

Mais informações sobre a Mesa Maresias em: http://7maravilhas.pt/portfolio-items/mesa-de-maresias/?portfolioCats=91%2C93%2C94%2C92%2C95%2C90%2C89

À semelhança das edições anteriores, as galas onde vão ser eleitas as 7 Maravilhas à Mesa® vão ser apresentadas pela dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato e transmitidas em direto na RTP, aos domingos em horário nobre, de 22 de julho até à grande final, a 16 de setembro.

Naquela que é uma das edições mais completas desde 2007, as 7 Maravilhas à Mesa® é a sétima eleição realizada em Portugal, entregando um selo de garantia às Mesas homenageadas e promovendo as regiões de Portugal enquanto destino turístico de referência.

 

Por: CM Vila do Bispo