«Estamos muito felizes por ver reconhecida a qualidade e a representatividade do património gastronómico e turístico de Lagoa num universo de 182 candidaturas.

Divulgar as nossas origens ao nível do património gastronómico e vitivinícola, perpetuar histórias ligadas à boa mesa e à importância das pequenas economias familiares serão sempre gestos que nos enchem de orgulho». Foram estas as palavras de Francisco Martins na receção da notícia de que o concelho a que preside se encontra apurado como pré-finalista ao programa ”7 Maravilhas à Mesa”.

O sal, produto gastronómico de forte presença no concelho (detentor da única salina em funcionamento no Barlavento Algarvio, sita na Mexilhoeira da Carregação) desempenha um papel importante nos petiscos apresentados a esta mesa: Feijão com couve e carnes da salgadeira, sardinhas “de boa morte” (também conhecidas como sardinhas amarelas, cor que lhe é atribuída pelo longo processo de salga), lulas cheias e papas de milho.

Acompanham este património gastronómico, apresentado pelo prestigiado Restaurante Charneco (Estômbar), os vinhos da Quinta dos Vales, um dos maiores produtores da região, fazendo jus à história vitivinícola do concelho, com os vinhos: Marquês dos Vales Banco 2016 (Arinto, Síria e Malvasia Fina) e o tinto Grande Escolha 2014 (Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Aragonês).

As 49 mesas pré-finalistas passarão agora por um período de promoção e divulgação. A sua votação pública decorrerá entre 22 de julho e 2 de setembro ao longo de 7 Galas representativas da identidade patrimonial gastronómica de cada região do país. A Gala Final terá lugar a 16 de setembro e contará com a participação e 14 mesas oficiais (2 eleitas em cada Gala).

A candidatura de Lagoa recebe o apoio da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.

Este é um programa promovido pela sociedade EIPWU, Lda. em estreita ligação com a New 7 Wonders Foundation e conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural; Secretaria de Estado do Turismo e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

 

Por: CM Lagoa