A 5 de abril, realizou-se a 6ª edição da Volta de Apoio ao Emprego na Europa (VAE), no Auditório da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), em Albufeira,

... na qual participaram a Delegação Regional do Algarve, do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. e o Centro de Informação Europe Direct, em colaboração com a AHETA e a ANJE – Associação Nacional do Jovens Empresários (Algarve).

Desde 2013 que a Representação da Comissão Europeia em Portugal, através da rede de Centros de Informação Europe Direct, e em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, promove a Volta do Apoio ao Emprego em Portugal, com o objetivo de promover a correspondência entre aqueles que procuram empregos e os empregos disponíveis ao nível da UE.

O evento deste ano, no âmbito da VAE na região do Algarve, assumiu uma temática e destinatários diferentes, tendo em conta a conjuntura económica da região, tendo sido dirigido às empresas do setor hoteleiro e do turismo e contado com a colaboração da AHETA.

Um dos temas abordados foi  a Rede EURES – Rede Europeia de Emprego, que tem como objetivo prestar informação, aconselhamento e serviços de recrutamento/colocação, em benefício de trabalhadores e empregadores,  bem como o projeto do EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve, implementado nas regiões transfronteiriças.  Foi ainda abordado o ERASMUS para jovens empresários – EYE para novos empresários na área do turismo (programa gerido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários) e que visa apoiar a mobilidade dos jovens empresários no Espaço Europeu. Por último o Europe Direct apresentou a sua Rede de Informações Europeias e as respetivas valências.

Na sessão marcaram presença algumas entidades empregadoras do setor da hotelaria e turismo.

 

Por: IEFP