Programa de atividades sob o mote «Nutrição, Desporto e Saúde»

Sob o mote “ Nutrição, Desporto e Saúde”, o Município de Portimão dinamiza durante todo o mês de abril a iniciativa "Abril, mês da Saúde", composta por um conjunto de ações destinadas a vários públicos, desde os mais pequenos aos mais seniores, envolvendo a participação de diferentes áreas da autarquia, bem como instituições e associações com intervenção no concelho na área da saúde.

Durante o mês de Abril haverá lugar para atividades descentralizadas de promoção da saúde, aulas de atividade física, conferências, workshops, rastreios, caminhadas, ações de sensibilização, entre muitas outras.

Capacitar as pessoas para a escolha de opções saudáveis na sua alimentação, melhorarem e aumentarem o controlo sobre a sua saúde, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida, bem como sensibilizar para a importância da atividade física, mental e social, conforme reconhecimento da Organização Mundial de Saúde são os principais objetivos desta iniciativa.

O programa de atividades que teve desde já início com a comemoração do Dia Mundial da Atividade Física, no passado dia 6 de abril e o Dia Mundial da Saúde, no sábado, 7 de abril, continuará durante todo o mês a desafiar diferentes públicos para uma reflexão e adoção de estilos de vida saudáveis, onde a alimentação e a atividade física têm um papel fulcral.

O Ciclo de Workshops “ A Ciência do bom viver” é uma das atividades calendarizadas e fará com que os sábados de abril sejam especiais, cheios de muita informação para alcançar uma saúde plena, abordando temas como a “ Alimentação infantil- crescendo com mais vida” (14 de abril); “ Dicas simples, resultados saudáveis – A arte de confecionar acompanhamentos saudáveis e práticos” ( dia 21 de abril)  e Alimentação sem carne … e as proteínas??? – Alternativas – leguminosas vs carne, receitas práticas” (dia 28 de abril). Esta é uma iniciativa organizada pela ADRA Portimão com o apoio do Vida Plus, da AIT e da IASD e todos os interessados poderão fazer a sua inscrição gratuita através do E-mail: adraptm@gmail.com ou do Tel.: 920 418 482.

No “Café Memória” que passará por Portimão no dia 20 de abril, haverá oportunidade de falar sobre a Doença de Alzheimer e outras Demências, numa ação especialmente dirigida a doentes com Alzheimer e outras demências, cuidadores formais e informais. Esta iniciativa é dinamizada pela Associação Alzheimer Portugal e Sonae Sierra, pelas 17h00, no Museu de Portimão.

Caminhar é um das práticas saudáveis a seguir e a implementar este mês com várias propostas neste sentido. No dia 23 de abril, pelas 10h00, é lançado o convite a todos os interessados que se queiram juntar para uma caminhada pela natureza com partida na Praia do Vau, acompanhada pela equipa do Programa Exercício e Saúde. Entretanto no dia 16 de abril, serão os utentes do Utentes do Centro Comunitário da Cruz da Parteira e Coca Maravilhas; Centro de Convívio Sénior de Portimão e Associação de Reformados do Pontal e Não Só  que terão a oportunidade de lançar “Um outro olhar sobre a Ria de Alvor”, através de uma caminhada e atividade de educação ambiental, acompanhados pelo biólogo da autarquia.

Na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, no dia 28 de abril, pelas 16h00, haverá “Histórias para ouvir e contar” com a “ A Revolta dos Vegetais”, um livro onde “ Os vegetais estão fartos! Fartos de meninos chorões e queixinhas que nunca acabam o que têm no prato. Por isso, disseram BASTA! e reivindicaram o seu lugar no mundo. Como? com a revolta mais endiabrada, divertida e vitamínica jamais vivida no interior de um frigorífico. Um álbum ilustrado muito divertido e original para incentivar as crianças a comer vegetais”.

Recorde-se que o Município de Portimão é Membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, desde 20 de abril de 2017 e parceiro informal do Observatório Regional da Segurança Alimentar do Algarve, desde dezembro de 2017 e neste âmbito tem vindo a promover um conjunto de práticas e atividades saudáveis em prol da promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

 

Por: CM Portimão