Terceiro Colóquio do Ciclo «Pensar Abril, Viver Abril», tem lugar no quartel da GNR, na próxima sexta-feira

O Quartel da Guarda Nacional Republicana de Faro vai ser o palco da próxima iniciativa integrada nas Comemorações do 25 de Abril no município de Faro. “O FLORIR DA LIBERDADE – A MADRUGADA LIBERTADORA” será o mote para, no próximo dia 13, pelas 18h30, juntar o Comandante Martins Guerreiro, o Coronel Rosado Luz e o Coronel Otelo Saraiva de Carvalho num debate sobre aquela que foi a madrugada mais importante da história portuguesa.

O Comandante Martins Guerreiro, nascido em São Brás de Alportel, foi um dos organizadores do movimento dos jovens oficiais de Marinha iniciado em 1970, tendo participado ativamente no 25 de Abril. Com a criação do Conselho da Revolução passou a pertencer a este órgão até à sua extinção, no final de 1982. Reformado como Contra-Almirante, atualmente é o Diretor da Revista da Associação 25 de Abril.

O Coronel Rosado Luz, “Capitão de Abril” desde a primeira hora e colaborador próximo de Otelo Saraiva de Carvalho durante a Revolução do 25 de Abril, era o comandante do Forte de Almada, onde teve que lidar e negar, a cerca de dez mil trabalhadores da Lisnave e da Setenave, o acesso a armas.

Quanto a Otelo Saraiva de Carvalho, foi “apenas” o responsável pelo setor operacional da Comissão Coordenadora do MFA e foi ele quem dirigiu as operações do 25 de Abril, a partir do posto de comando clandestino instalado no Quartel da Pontinha. Fez parte do Conselho da Revolução desde que este foi criado, a 14 de Março de 1975, até Dezembro de 1975. Foi ainda candidato às eleições presidenciais de 1976 e 1980.

O colóquio conta ainda, como habitualmente, com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau, e terá a moderação de Afonso Dias, poeta, músico e deputado da Assembleia Constituinte a quem foi entregue a responsabilidade de organizar estas comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril.

 

Por: CM Faro