O Município de Odemira vai associar-se, novamente, às celebrações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, convidando a população para uma ação intergeracional, com uma visita ao Moinho de Odemira e confeção de broas de milho, no dia 17 de abril, e visita ao Farol do Cabo Sardão, no dia 18 de abril.

“Fazer bolinhos com os avós” é o tema da iniciativa que levará os alunos do Jardim de Infância de S. Luís e Castelão a visitar o Moinho de Odemira, entre as 10.30 e as 13.00 horas. Durante a tarde as crianças serão convidadas a confecionar broas de milho, com farinha do moinho, e o apoio dos utentes do Centro de Dia de S. Luís, promovendo-se assim o convívio entre diferentes gerações. Esta iniciativa insere-se na programação das Comemorações do 25 de abril em Odemira, sendo a organização da responsabilidade do Município.

No dia 18 de abril, o Farol do Cabo Sardão, na localidade de Cavaleiro, vai abrir as suas portas ao público, para assinalar também o Dia Internacional de Monumentos e Sítios. Entre as 10.00 e as 12.00 horas e as 14.00 e as 17.00 horas será possível subir à torre, através de uma visita guiada com breve descrição do funcionamento e historial do Farol. Esta ação é promovida pela Direção de Faróis da Direção-Geral da Autoridade Marítima.

A Direção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove a divulgação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, convidando as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração e a promover eventos abertos ao público, este ano dedicados ao tema “De Geração para Geração”

 

Por: CM Odemira