Milhares de contribuintes já confirmaram a declaração automática de IRS. Alguns deles até já deverão ter recebido, por esta altura, o reembolso. Mas há quem só agora tenha reparado que podia, afinal, ter recebido mais. Se for o teu caso, fica a saber que ainda vais a tempo de corrigir a situação.

Confirmaste o IRS automático sem verificar todas as deduções a que tinhas direito? E descobriste que recebeste menos do que esperavas? Há forma de resolver o problema. O próximo passo será entregares uma nova declaração (a de substituição), nos termos normais – modelo 3 do IRS –, no Portal das Finanças.

“Os contribuintes que, tendo procedido à confirmação da Declaração Automática de IRS, venham posteriormente a verificar que a mesma não corresponde à sua concreta situação tributária devem proceder à entrega de uma declaração de rendimentos modelo 3, de substituição, através da Internet”, lê-se no documento preparado pelas Finanças.

Entregar a nova declaração pode, ainda assim, dar um pouco mais de trabalho. O alerta é de Pedro Andersson, do Contas-Poupança, justificando este facto com possíveis erros ou divergências que poderás encontrar no próprio Portal. Se isso acontecer o melhor será dirigires-te à repartição de Finanças mais próxima.

 

Por: Idealista