O património edificado é, na visita a um local histórico, um marco capaz de resgatar a memória de um povo. Para perpetuar a memória desse legado o município de Lagoa assinalará, nas comemorações do 17.º aniversário da elevação a cidade, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e conduzirá uma reflexão acerca do poder local e municipalismo, terminando a semana com um concerto da Orquestra de Jazz do Algarve no Auditório Municipal.

Assim, a 18 de abril, o grupo da Academia Cultural Sénior e uma turma de 1º Ciclo da EB1 de Lagoa (Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira - ESPAMOL) dinamizarão, entre as 10h00 e as 14h00, um conjunto de ateliês intitulado “Palavras que contam memórias”. A iniciativa terá lugar no Centro de Estudos e Formação de Lagoa (CEFLA) e permitirá um encontro geracional promotor do diálogo cultural onde, através da oralidade, se transmitem conhecimentos e vivências, gestos que contribuem para a preservação de memórias e tradições locais.

Ainda sob a égide da memória, o Município irá dinamizar visitas guiadas ao Convento de S. José. No dia 19 de abril entre as 10h30 e as 14h30 será possível realizar percursos orientados e ficar a perceber como é “Viver e aprender num Convento”. Esta atividade destina-se, não só à população em geral (visitas pelas 10h30), como acolhe o grupo sénior Projeto Bisa e Companhia que fará uma incursão a este espaço cultural e religioso desde as suas origens.

No dia 20 de abril, pelas 18h00 terá lugar na Biblioteca Municipal a apresentação pública do livro “Manuel Teixeira Gomes: Biografia” de José Alberto Quaresma da Cruz, com um apontamento musical de guitarra e a leitura de excertos da obra e sessão de autógrafos.

No decurso dos 245 anos de criação do concelho e do aniversário de elevação de Lagoa a cidade, o Município organizará um colóquio comemorativo dessa dupla efeméride, intitulado: “Lagoa, Poder Local e Municipalismo”, que terá lugar no dia 21 de abril (sábado), no auditório do Convento de S. José, entre as 9h30 e as 16h15 (ver programa próprio).

Será um momento de reflexão em torno da história de Lagoa, do Poder Local e do Municipalismo, mas também de debate sobre a importância e significado do conhecimento histórico e dos arquivos municipais e locais para a vida e identidade das comunidades e populações, que reunirá em Lagoa um conjunto de especialistas em diversas áreas e cronologias do saber histórico (a inscrição é gratuita, mas obrigatória).

A semana termina com o concerto Meet & Greet Abril, da Orquestra de Jazz do Algarve (OJA), acompanhada pela incrível voz de Ana Rita Inácio. Ambos se juntam em palco para a apresentação de um fresco repertório de clássicos intemporais da música pop e não só.

Não falte e junte-se a este quadro comemorativo que terminará a 28 de abril com a atribuição do nome de Carlos do Carmo ao Auditório Municipal, inaugurado também por esta ocasião, a 15 de abril de 2005.

                                            

Por: CM Lagoa