por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Afonso Filipe Pereira

Ano nascimento: 2007 (16 julho)

 

 

Não peçam ao Afonso Pereira, o Afonsinho como os familiares dos seus companheiros de equipa carinhosamente o tratam, que drible vários adversários dentro de uma cabine telefónica.

Afonso não é daqueles jogadores dotado de técnica circense, muitas vezes atraente esteticamente mas ineficaz se não for objetiva e em prol do coletivo.

Afonso é, no entanto, bastante evoluído tecnicamente. Paradoxal? Não. Se entendermos a técnica como a capacidade de bem rececionar a bola, de realizar um passe com uma precisão milimétrica, de cruzar a bola para o sítio desejado, de colocar a bola num dos ângulos da baliza (adversária, claro) de forma intencional, o Afonsinho é tecnicamente evoluído.

Na verdade, quer jogando a defesa, quer atuando em território mais avançado, Afonso é daqueles jogadores que cumpre com critério. Entende bem o que é o futebol, tem uma excelente relação como o terreno de jogo, ocupando bem os espaços e nota-se que pretende e tenta jogar sempre bem. Possui, no entanto, um forte “handicap” nesta fase do crescimento futebolístico: o poder físico ou, melhor, a falta dele. Integrado na belíssima equipa de 2007 do Louletano (recheada de bons valores), Afonsinho, mesmo sentindo dificuldades no confronto físico, vai conquistando o seu espaço, justificando protagonismo na equipa. É um claro exemplo da inteligência em movimento.

Mas, nestas tenras idades (ainda é Benjamim), o poder físico tem um peso acentuado e inibidor.

Aliás, já por várias vezes ficamos com a ideia que Afonsinho entende que a melhor jogada seria mudar completamente o flanco mas, consciente que dificilmente conseguiria colocar a bola no sítio pretendido, opta por outra solução. O que é obviamente limitativo. Mas é prometedor, porque significa que a ideia já está lá e que o discernimento existe. É um caso em que a capacidade mental desenvolveu-se mais rapidamente do que a capacidade física.

E o facto de Afonsinho ser um adepto e exímio praticante de Motocross, uma modalidade que pelas suas características próprias exige uma responsabilização superior dos praticantes, deve ter contribuído decisivamente para esse crescimento mental.

Daí a nossa imensa curiosidade em saber como chegará Afonsinho ao Futebol 11. Mesmo com a concorrência do Motocross. O outro dos amores do Afonsinho.