O Município de São Brás de Alportel recebeu no dia 18 de abril, a visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, durante o seu périplo pelo Algarve para acompanhamento das intervenções apoiadas pelo Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID).

Este programa do Instituto Português do Desporto e da Juventude que arrancou em 2017 apoiou, no primeiro ano da sua concretização, sete associações desportivas algarvias, entre as quais se encontra a associação desportiva são-brasense XDream Blasius, sediada na antiga escola primária dos Almargens, cedida pela autarquia, para o desenvolvimento da sua atividades desportivas centradas nas modalidades de BTT, onde são já uma referência no país e além-fronteiras.

Com apenas 8 anos de existência, esta associação tem já um invejável palmarés de títulos nacionais, tendo recentemente alcançado 2 títulos de campeões da Europa, e em parceria com o município, tem desenvolvido um trabalho da maior importância na promoção das potencialidades naturais do território, para a prática dos desportos de ar livre, que são já um dos atrativos turísticos do concelho.

Este apoio do Programa PRID, com a parceria do município, está a permitir à associação são-brasense melhorar as suas instalações, que passam a contar com um espaço de balneários e vestiários, o que torna possível dar mais um passo fundamental no desenvolvimento das suas atividades, permitindo o acolhimento de estágios desportivos internacionais. Uma obra com um investimento na ordem dos 22 mil euros, apoiados em 50% pelo Programa de Reabilitação de Instalações desportivas e 50 % pelo Município de São Brás de Alportel.

“Queremos evoluir, queremos ser melhores”, afirmou o presidente da Blasius, Rui Cruz, destacando que estas obras vão permitir à associação acolher equipas nacionais e internacionais para estágios nas 14 pistas existentes no concelho.

Um empenho reconhecido pelo presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, que na sua intervenção sublinhou o contributo desta associação ao nível da consolidação do turismo de natureza e da promoção do concelho.

Após a visita às instalações e às obras em curso, Vitor Guerreiro quis deixar ao Senhor Secretário de Estado João Paulo Rebelo duas notas positivas: a importância do apoio proporcionado por este Programa Nacional que permite a requalificação e melhoria de instalações desportivas e, acima de tudo, o reconhecimento pela sua postura de proximidade e contacto com a realidade, mediante esta visita aos locais beneficiados pelo programa. Reconhecendo o importante papel desenvolvido pelas associações locais e pela equipa empenhada com que pode contar, no executivo e na autarquia, o autarca reconheceu também a enorme dinâmica e dedicação do Diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno, que foi determinante para que esta intervenção seja hoje uma realidade.

“Não há nada como estarmos no terreno”, comentou o Secretário de Estado durante a sua intervenção, relembrando que o programa iniciou em 2017 e até 2019 pretende totalizar 4,5 milhões de investimento para dar às associações desportivas melhores condições para o desenvolvimento das suas atividades e para motivar as suas equipas a prosseguir. “´É para mim uma honra estar aqui”, referiu no término desta visita realizada ao Algarve, que foi em seu entender foi um “reconhecimento pelo serviço público que estas associações realizam regularmente.”

A jornada pelo Algarve terminou nos Paços do Concelho, com a receção oficial do Senhor Secretário de Estado que se fez acompanhar pelo Adjunto Nuno Laurentino, o Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vitor Pataco; e o diretor regional do Instituto, Custódio Moreno, que na ocasião não escondeu o seu contentamento por este dia muito feliz para o Algarve, para o Desporto e para o Associativismo, onde teve a oportunidade de apresentar os bons resultados conquistados neste primeiro ano de execução do Programa, que, como garante vai de forma gradual continuar a apoiar as associações desportivas algarvias. Enaltecendo a energia contagiante dos membros das associações, explica que há uma “troika” responsável por toda esta imensa dinâmica da região: Instituto do Desporto e da Juventude, municípios e associações.

 

Por: C M de São Brás de Alportel