O Município de São Brás de Alportel assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios este sábado, 21 de abril, no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, com atividades para toda a família.

Pelas 15h00, terá lugar a sessão de inauguração da exposição “Dançado o Mouro – Danças festivas de mouros e cristãos no Mediterrâneo ocidental” e miúdos e graúdos são convidados a participar numa oficina de papagaios de papel, à descoberta de divertidas técnicas ancestrais!

A exposição itinerante “Dançado o Mouro – Danças festivas de mouros e cristãos no Mediterrâneo ocidental” vai estar patente no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha até ao final do ano. Uma exposição que passa em revista as representações festivas protagonizadas por mouros e cristãos e que ainda hoje são encenadas por mais de mil povoações em todo o mundo.

Entre a história e o mito, unem-se costumes, personagens e significados que perpassam o confronto entre dois bandos antagónicos. A dança, a música e a dramatização convertem-se em elementos comuns que giram em torno de uma figura festiva ancestral fruto do cruzamento dos caminhos do Mediterrâneo: o mouro. Estas danças perduram atualmente, de uma forma ou outra, e recuperam forças nos limites da identidade e da memória perdidas.

Descobrir os segredos dos papagaios de papel através da aerodinâmica e da meteorologia, sensibilizar para a reciclagem e dar a conhecer o ambiente, o ar e a terra, através da experiência é a proposta para miúdos e graúdos que vai decorrer em simultâneo.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, foi instituído pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios há já 50 anos. Data que visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português ao mesmo tempo que alerta para a necessidade da sua conservação e proteção.

“Património Cultural: de geração em geração” é o tema das comemorações de 2018 a que o Município de São Brás de Alportel se associa com estas atividades assim para um passeio pelo Centro Histórico da vila e a fazer o percurso da Calçadinha de origem romana, uma passagem pela Fonte Nova e pelo Jardim da Verbena.

 

Por: CM de São Brás de Alportel