Durante o ano de 2017 foram recolhidas, nos 16 oleões distribuídos pelo Município de Lagos, cerca de 3,5 toneladas de Óleos Alimentares Usados (OAU), continuando a verificar-se uma forte adesão da população a este projeto. Desde o seu início, em finais de 2009, foram já recolhidas, no total, cerca de 30 toneladas de OAU.

De acordo com a empresa responsável pela recolha dos óleos, constata-se que os meses de maio e setembro foram os que registaram uma maior quantidade de OAU recolhido (421,76Kg e 391,87Kg respetivamente).

O oleão existente junto ao Mercado de Santo Amaro é o que continua a apresentar uma maior produtividade, com quase 1 tonelada de óleo recolhido ao longo do ano passado.

Para além destas quantidades, foi ainda possível recolher, nos estabelecimentos de ensino do Município que aderiram ao “Projeto de Recolha de Óleos Alimentares Usados nas Escolas”, cerca de 0,034 toneladas de OAU, revelando um grande envolvimento e consciência da população escolar em relação a esta matéria. As escolas que aderiram a esta iniciativa foram: JI/EB1 de Santa Maria; EB1 de Bensafrim, EB1 nº3 de Lagos, JI/EB1 da Ameijeira e Escola Secundária Júlio Dantas.

Recorde-se que os oleões são uma das apostas da Câmara Municipal para reforçar a “equipa” de Higiene Urbana, que passou a contar, em finais de 2009, com estes equipamentos destinados à deposição dos óleos alimentares usados no consumo doméstico.

Em termos gerais, será de sublinhar que, desde o arranque do projeto, a 16 de novembro de 2009, foram já recolhidas, em Lagos, cerca de 30 toneladas de OAU.

 

Por: CM Lagos