24 de abril - Dia Mundial da Meningite

Quase metade dos progenitores portugueses (48%) afirmam desconhecer quais as vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Vacinação (PNV) e 28% (quase 3 e em cada 10) creem, erradamente, que a vacina contra a Meningite B integra o PNV de forma generalizada. A patologia, que está entre as que mais receio provoca aos pais (72% colocam-na no top 3 entre as de maior risco para as suas crianças, entre um total de 14 doenças preveníveis através da vacinação), é ainda motivo de grande desconhecimento: 30% dos pais afirmam desconhecer ou ter dúvidas relativamente às formas mais comuns dos seus filhos contraírem a doença. Estas são algumas das conclusões do estudo “Win for Meningitis – Portugal Report”, apresentado ontem – véspera do Dia Mundial da Meningite – no encontro “Vacinas: a face visível da prevenção – O exemplo da Meningite”, organizado pela GSK.

O evento contou com três momentos:

- Workshop formativo sobre a “Importância da Vacinação”, ministrado pelo Professor Mário Cordeiro, pediatra e autor do livro “A verdade e a mentira das vacinas”, e a Dra. Olga Castro, Scientific Manager da  Área de Vacinas do Departamento Médico da GSK;

- Mesa redonda sobre o tema “Vacinas: a face visível da prevenção – o exemplo da Meningite”, que contou com a participação do Prof. Mário Cordeiro; Dra. Diana Moreira, Pediatra e Membro da Comissão de Vacinas da Sociedade de Infeciologia Pediátrica e da Sociedade Portuguesa de Pediatria; Ana Garcia Martins, autora do blog “A Pipoca mais Doce”; e Lenine Cunha, atleta paralímpico que sofreu de Meningite na infância;

- Apresentação do Prémio de Imprensa “GSK Vacinas: a face visível da prevenção” *, que tem como objetivo fomentar e reconhecer os trabalhos jornalísticos na área da vacinação, sendo que o vencedor receberá um prémio pecuniário de 2.000€.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação evita a morte de dois a três milhões de pessoas, por ano, em todo o mundo e, somente a água potável, rivaliza com a vacinação na sua capacidade de salvar vidas. Atualmente, cerca de 30 doenças podem ser prevenidas, ou a sua incidência diminuída, através da vacinação.

 

“A vacinação é uma das principais conquistas da ciência e o seu impacto na saúde pública é enorme. Programas de vacinação robustos e sustentados permitem aliviar pressão sobre o sistema de saúde e transferir recursos para outras áreas, como o acesso à inovação terapêutica. Adicionalmente, a vacinação contribui, também, para o combate global contra a resistência antimicrobiana, ao reduzir a utilização de antibióticos. Não há falta de evidência científica a demonstrar as mais-valias da vacinação. O que parece existir é falta de informação e, na GSK, acreditamos que é nosso dever liderar a comunicação nesta área, para ajudar a construir uma opinião pública mais informada e consciente”, considera Olga Castro, Scientific Manager da Área das Vacinas do Departamento Médico da GSK.

 

Por: LPM